O cavalo WB Baron, da Cabanha Henz de Travesseiro (RS), pesa mais de 1.000 kg e, além disso, carrega o título de Grande Campeão da raça Percheron da Expointer 2023. Conversamos com a proprietária que retorna a exposição para defender o título da raça na Expointer 2024
Cavalos gigantes? Podemos dizer que sim. Afinal, com oito anos de idade, o animal tem 1,70 de altura e pesando cerca de 1.000 kg, o cavalo da raça Percheron WB Baron, da Cabanha Henz, de Travesseiro (RS), encanta pela sua tranquilidade e pela sua elegância ao andar pelas alamedas do Parque Assis Brasil. Baron carrega o título de Grande Campeão da raça Percheron da Expointer 2023 e, retorna a exposição para defender o título da raça na Expointer 2024.
Considerada a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, a 47ª Expointer. O evento ocorrerá de 24 de agosto a 1º de setembro no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (PEEAB), em Esteio, e tem como slogan: Superar é da nossa natureza. Conheça o cavalo 1.000 kg que volta a Expointer para defender título da raça Percheron.
Conforme o proprietário do animal tordilho negro, Renito Henz, 60 anos, ele e a filha tem uma cabanha onde estão reproduzindo a raça de cavalo Percheron. Inclusive, ele comercializa coberturas, já que o DNA é de exportação.
“O Baron foi gerado na França e nasceu em Camaquã há sete anos“, conta ele. Sabendo da curiosidade do público, Henz sempre abre a baia para permitir que os visitantes façam fotos ao lado do equino. Se, de um lado, os coelhos atraem o público, de outro, um “gigante”, também encanta crianças e adultos.

Conforme a informou com exclusividade ao Compre Rural, a filha do proprietário do equino, Gabriela Thaís Henz (20), em 2023 foi o primeiro título da cabanha na exposição. “Fazia três anos que a gente vinha competindo na Expointer. Resolvemos participar porque a raça Percheron ainda é muito escassa no Brasil. Trouxemos ele mais para expor, para as pessoas conhecerem a raça. Porém, em 2023, com muito esforço e dedicação no preparo do cavalo, conseguimos superar a égua bicampeã da categoria”, revela Gabriela.
Para conquistar o título inédito, WB Baron precisou se destacar em qualidades inerentes a um cavalo de tração, como envergadura do pescoço, estrutura, massa muscular aprumo e morfologia. O animal que chega ao Parque Assis Brasil, antes da feira iniciar – assim como outros animais que iniciaram o desembarque na última segunda-feira (19).

Baron, que agora carrega o título de Grande Campeão e Melhor Exemplar da raça Percheron da Expointer 2023, já conquistou outros títulos ao longo de sua trajetória. Conforme informou Gabriela, que listou:
- Finalista Morfologia Expointer 2021
- Grande Campeão e Melhor Exemplar da Raça Exposição de Alegrete 2021
- 4º Melhor Macho Expointer 2022
- Grande Campeão e Melhor Exemplar da Raça Festa do Cavalo 2022
- Grande Campeão e Melhor Exemplar da Raça Expoagro Afubra 2023
- Grande Campeão e Melhor Exemplar da Raça Expointer 2023
- Grande Campeão e Melhor Exemplar da Raça Expoagro Afubra 2024
A família Henz retorna ao parque da Expointer esse ano com o campeão WB Baron e mais uma égua. A cabanha segue com um objetivo em mente, defender o título. “Vamos para a feira na busca de um bicampeonato com o Baron”, afirmou ela entusiasmada para a feira.
Uma pergunta que não existe como não fazer é: Quanto vale o exemplar e se a cabanha proprietária venderia o animal?. Entretanto, por mais que você possa achar que é apenas comercial o objetivo de criação da Cabanha Henz, a proprietária é muito firme na sua reposta: “Não há valor de mercado para o WB Baron. Ele é nosso xodó da casa. Não existe a possibilidade de vendermos ele. Já tivemos várias propostas de compra. Já nos ofereceram R$ 2 milhões, mas ele não está a venda por valor algum”, afirma.
Louros do título
Além da valorização comercial de WB Baron após o do título na Expointer, a Cabanha Henz também pode capitalizar a conquista na comercialização do material genético do equino. “Um grande campeão sempre vale mais. Conseguimos vender coberturas dele por um valor maior. Proprietários de cabanhas de Percheron puros de origem, tentam agregar o melhor para a raça. Também tem proprietários de cavalos de outas raças, que podem nos procurar para cruzar o WB Baron com suas éguas e obter cavalos melhores para trabalhar no campo”, explica. O cavalo WB Baron ainda não possui herdeiros.

O criador Renito Henz conta que o “grandão” é reconhecido pela força e pelo porte. “É o mais bonito e o mais dócil”, resume, contando que além dele, tem mais uma fêmea e está importando outra fêmea que venceu o campeonato na Feira de Palermo. “É um animal de tração e muito resistente”, completa. Neste ano, são 12 exemplares em exposição na Expointer.
Por conta das medidas, é Henz quem produz as ferraduras, arreios e providencia a sela para Baron. Só para se ter uma ideia de quanto a raça se diferencia por seu tamanho, o peso de um cavalo crioulo varia entre 400 e 450 quilos e a altura máxima dos machos costuma ser de 1,50 metro.
De origem francesa, trata-se de uma típica raça de cavalo de tração, e a mais conhecida das raças equinas francesas. Tornou-se notório em meados do século XIX, quando esses animais foram difundidos pelos Estados Unidos. Nesse período, os cavalos Percheron eram usados para realizar as atividades de tração nas fazendas. A partir de então, eles voltaram a ser utilizados em atividades de tração e também para animar jogos e eventos puxando charretes em cidades turísticas da Europa.
A raça do cavalo Percheron é uma das raças de cavalos de tração mais conhecidas e apreciadas. São uma das raças de cavalos de tração mais exportadas do mundo, com presença em vários continentes. Foram usados em várias guerras, incluindo pela cavalaria pesada. Conhecidos por seu temperamento calmo e amigável, o que facilita o manejo.

Características Físicas do cavalo Percheron:
- Cor : Principalmente cinza ou preto, mas outras cores podem ocorrer.
- Altura : Geralmente entre 1,5 e 1,8 metros de altura na cernelha.
- Peso : Varia de 900 a 1.200 kg, dependendo do animal e do seu uso.
- Cabeça : Tem uma cabeça relativamente pequena em relação ao corpo, mas bem fornecida, com olhos expressivos.
- Corpo : Forte e compacto, com pernas curtas, mas fortes e musculosas.
- Casco : Forte e bem formado, o que contribui para sua resistência.
Devido a essas características, o cavalo Percheron é uma raça altamente valorizada e é considerada uma das melhores opções para trabalho pesado e equitação recreativa.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
ALERTA: Onda de calor chega com 40°C e chuva forte nesta semana; veja as regiões
O Inmet emite alerta e traz previsão de calor acima da média; Onda de calor deve atingir principalmente MS e interior do Sul, com risco de temporais isolados em algumas regiões
Continue Reading ALERTA: Onda de calor chega com 40°C e chuva forte nesta semana; veja as regiões
Winter Storm Fern: Tempestade “histórica” com neve atinge os EUA e acende alerta no agro
EUA fica “coberto por neve”; Tempestade de inverno – Winter Storm Fern – se espalha por dezenas de estados, derruba energia e freia logística; frigoríficos, leite, grãos e varejo sentem o impacto da combinação entre neve, gelo e frio intenso
Café futuro derrete e fica R$ 210 abaixo do físico; produtor recua nas vendas antecipadas
Mercado “invertido” pressiona contratos futuros e faz produtor priorizar o café disponível, enquanto comercialização da safra de café 2026/27 segue lenta
Gigantes inauguram na China granja mais tecnológica do mundo com 1.000 matrizes; vídeo
Parceria entre Hendrix Genetics e Grupo Huanshan marca avanço estratégico com foco em eficiência, sanidade e sustentabilidade na produção de suínos.
Soja sob ataque: doenças crescem e preocupam produtores; monitoramento é fundamental
Com o progresso das doenças na cultura, e expectativas elevadas para a produção nacional, soluções de alta performance, como o fungicida premium Excalia® Max, promovem proteção de potencial produtivo da planta.
A verdade sobre o produtor que teve vacas mortas após apreensão do Ibama
Apreensão, mortes e contradições: disputa por 337 cabeças expõe o Ibama e termina com perda de mais de 35% do rebanho. Em entrevista exclusiva, o advogado do produtor revela os bastidores e, ainda, como um caso de negligência na guarda dos animais levanta debate sobre tais operações
Continue Reading A verdade sobre o produtor que teve vacas mortas após apreensão do Ibama





