Universidade da Flórida desenvolve raça Angus Branco, genética de um Angus Black, mas com pelagem branca. Veja o vídeo e conheça mais!
A raça Angus, uma das principais, se não a principal, raça de corte no cenário mundial, vem sendo muito utilizada no Brasil, como raça pura ou no cruzamento com o Nelore, ou outras raças zebuínas. Tratando-se de uma raça de origem britânica, são animais que sofrem muito com estresse térmico em regiões tropicais, pois não estão adaptados às altas temperaturas e incidência de raios solares.
Originalmente o Angus apresenta as pelagens preta ou vermelha, mas agora temos o surgimento do rebanho Ona White Angus – de animais da raça Angus com pelagem branca. O Ona White Angus foi desenvolvido durante duas décadas de cruzamento de vários fenótipos no Range Cattle REC, disse o diretor do Centro, John Arthington, da Universidade da Florida.
“Esses animais foram estabelecidos como uma nova raça distinta”. Eles são geneticamente um “black angus”, mas têm a pelagem branca e a pele escura, disse ele. Isso é algo similar às origens do Red Angus, mas com o fenótipo branco.
Esses animais foram estabelecidos como uma nova raça distinta
A Universidade da Flórida utilizou Simental nas vacas Angus. As novilhas, filhas de Simental x Angus, foram cruzadas com Angus ou Brangus, surgindo alguns animais brancos, os quais foram cruzados entre si e também com Charolês, para fixar a coloração branca.
O Ona White Angus pode ser capaz de fornecer as vantagens de reprodução e qualidade da carne do Angus, enquanto retém a adaptação ambiental e a longevidade do Zebu. Mas ainda é preciso ter cautela na sua utilização, já que não possuímos um volume de dados confiáveis sobre a raça.
Vídeo enviado por Alexander Stermann, veja o F1 Angus Branco:
- Embrapa vai disponibilizar sêmen de touros melhores para produtores familiares
- Sancionada a regulamentação da clonagem de animais
- Estação de monta: Saiba o que é e as vantagens
- Brasil exporta tecnologia para melhoramento genético de bovinos leiteiros
- Inédito: trio leiteiro brasileiro vai ser testado em conjunto pela genômica
Opinião sobre a raça
Em conversa com o especialista em cruzamento, Alexandre Zadra, da Genex, ele nos colocou uma abordagem interessante sobre a raça e um olhar atento que devemos ter. Veja:
“Muito interessante a raça pela coloração branca, por produzir F1 brancas quando cruzado com Nelore. No entanto, pela pouca variabilidade genética da raca e pelo baixo nível de confiabilidade das DEPs, devemos ter cuidado com o uso nesse momento”. Zadra é um parceiro do Compre Rural, e um dos ícones quando falando sobre cruzamento entre raças no Brasil.