Quer entender como a nutrição de precisão funciona e qual sua importância para o gado de corte? Então, continue a leitura!
Com o aumento da exigência do mercado e da profissionalização do setor, grandes avanços vêm ocorrendo na bovinocultura de corte nacional. Atualmente, o pecuarista precisa buscar um melhor desempenho dentro da sua propriedade e, para isso, é necessário contar com estratégias que tragam resultados mais eficientes, como a nutrição de precisão.
Essa tecnologia alimentar tem impacto direto no desempenho produtivo do rebanho, já que possibilita ao produtor garantir que os animais tenham suas necessidades nutricionais supridas de acordo com sua real necessidade. Dessa forma, os bovinos podem desempenhar o máximo que seu potencial genético permite.
Quer entender como a nutrição de precisão funciona e qual sua importância para o gado de corte? Então, continue a leitura!
O que é nutrição de precisão?
Na bovinocultura de corte, sabemos que o pasto dificilmente vai ofertar de forma satisfatória todos os nutrientes que os animais precisam para atingir o seu potencial de desempenho, o que compromete a produtividade do rebanho e a lucratividade do negócio. Daí surge a necessidade de suplementar a alimentação dos bovinos, a fim de garantir uma dieta que atenda a tais necessidades.
Mas, considerando a variabilidade nutricional das forragens disponíveis pelo território brasileiro e as diferentes realidades das propriedades do país, como é possível formular uma dieta adequada à diversidade de condições encontradas em cada fazenda? É exatamente nesse ponto que vemos o conceito de nutrição de precisão ser estabelecido.
Colocando em termos simples, podemos dizer que a nutrição de precisão é uma estratégia nutricional que tem o objetivo de repor especificamente os nutrientes deficientes em uma pastagem e, dessa forma, fornecer uma dieta equilibrada, garantindo que o animal vai consumir exatamente o que precisa para atingir suas exigências nutricionais para manutenção e ganho de peso.
Ou seja, aqui a suplementação é feita de forma estratégica, sempre pensando em adequar a dieta à realidade específica daquela propriedade e daqueles animais para, a partir disso, buscar o melhor desempenho e lucratividade.
Como a nutrição de precisão funciona?
Para garantir que o animal consuma todos os nutrientes que necessita para desempenhar o máximo que seu potencial genético permite, primeiramente é necessário entender o contexto no qual ele está inserido naquela propriedade. Vários aspectos precisam ser avaliados nesse momento, principalmente o tipo de pasto disponível na fazenda.
É a partir dessa avaliação que se identifica o que a pastagem está ofertando em nutrientes, além do que está deficiente ou abaixo do nível requerido para a necessidade nutricional desse animal. Assim, é possível formular uma dieta que vai fazer essa reposição, levando ainda em consideração os objetivos do criador, a época do ano, a fase de vida e a categoria do animal que vai receber essa nutrição.
Graças aos avanços da pecuária, todo esse processo pode ser feito com o auxílio da tecnologia por meio de softwares de formulação — capazes de armazenar os dados necessários para a análise e auxiliar em uma tomada de decisão mais precisa.
Com isso, os resultados são cada vez mais satisfatórios e o produtor consegue ver na prática os ganhos no campo. Afinal, o animal vai ganhar mais peso em um período mais curto, vai ficar menos tempo no pasto e serão produzidas mais arrobas por hectare dentro da fazenda.
Qual a importância da nutrição de precisão em gados de corte?
Quando se fala sobre a importância da nutrição de precisão para o mercado de carne bovina, a primeira coisa que vem à mente é a necessidade de fornecer ao gado de corte todos os minerais, vitaminas, proteínas e energia que ele precisa para atingir um melhor desempenho e trazer bons resultados para o produtor. De fato, esse é um aspecto de muita relevância, visto que o animal bem suplementado tem impacto direto na rentabilidade e lucratividade do negócio.
Mas a importância da nutrição de precisão não para por aí. Afinal, o mercado da pecuária está cada vez mais exigente e o pecuarista precisa ter resultados acima da média. Ou seja, é necessário buscar alta produtividade para garantir que o negócio seja economicamente sustentável, com resultados crescentes ano após ano.
Além disso, o mercado consumidor também está mais exigente no que diz respeito à qualidade da carne. Isso também deve ser levado em consideração, já que é preciso buscar uma carcaça animal com melhor acabamento, apresentando maior grau de marmoreio e maciez.
Em meio a tais fatores, a nutrição de precisão é uma ferramenta que permite ao pecuarista atingir esses objetivos, ajudando a garantir tanto a sustentabilidade a longo prazo do negócio quanto a qualidade final dos produtos gerados pelo rebanho.
Como deve ser a suplementação para bovinos de corte?
Existem alguns aspectos muito relevantes para garantir uma boa nutrição animal com o auxílio de uma suplementação precisa e bem planejada. Entre eles, um dos principais fatores é entender aonde se quer chegar com aquele rebanho, qual o desempenho se espera atingir. Esse é um dos primeiros pontos que precisam ser analisados para começar a traçar um plano nutricional adequado.
Outro ponto essencial é ter em mente que precisamos trabalhar com a suplementação certa de acordo com a época do ano, categoria e fase de criação do animal. Isso porque a variação climática entre a estiagem e a estação chuvosa, por exemplo, impacta a qualidade e o valor nutricional da pastagem. Além disso, as exigências nutricionais de um animal também vão variar de acordo com sua categoria e fase de vida.
A estrutura e disponibilidade do cocho é mais um aspecto que merece atenção, visto que ele precisa garantir fácil acesso e estrutura física adequada para os animais consumirem o suplemento de acordo com os parâmetros planejados.
Fora isso, o manejo da propriedade, a estrutura do bebedouro e o monitoramento de alguns indicadores — como mensuração de consumo e pesagem dos bovinos — são outros pontos importantes para o sucesso da estratégia de suplementação bovina.
Como é possível notar, a adoção da nutrição de precisão tem muitos impactos positivos na criação do gado de corte. Com ela, o produtor consegue aumentar a eficiência do rebanho ao reduzir o tempo do animal na pastagem e produzir mais arrobas por hectare, visto que os animais ganham mais peso em menos tempo. Por consequência, isso melhora a rentabilidade e lucratividade do negócio.
Fonte: Nutrição e Saúde Animal
VEJA TAMBÉM:
- 89ª ExpoZebu: resultados dos campeonatos Matriz Modelo e Modelo Frigorífico
- Chuvas no RS: produtores de soja e de arroz estão em alerta para prejuízos
- Faturamento de leilões da 89ª ExpoZebu já ultrapassa R$ 120 milhões
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.