Conheça as superstições mais famosas do ano novo e quais carnes comer na ceia

Nesta época do ano é comum que várias pessoas, principalmente nós brasileiros, comecemos a procurar superstições para a hora da virada de ano, confira algumas aqui.

A virada de ano é um período marcante para todos os brasileiros, famílias se reúnem em todos os cinco cantos do Brasil para celebrar esta data, e é claro que ninguém quer correr o risco de começar o ano com o “pé esquerdo”. Por isso conheça aqui algumas das superstições mais famosas para a noite do ano novo.

12 uvas à meia-noite

Uma das tradições mais comuns entre os brasileiros é comer 12 uvas à meia-noite do dia 31 de dezembro. Mas você sabe o que esse costume realmente representa?

Confira o que esperar do agronegócio em 2025

Segundo o Portal Oficial de Turismo da Espanha, a origem dessa prática está em países europeus, como Espanha e Portugal.

Na Espanha, por exemplo, essa tradição é chamada de Las Doce Uvas de la Suerte (“As Doze Uvas da Sorte”) e surgiu como uma forma de expressar a esperança de que os 12 meses do novo ano sejam prósperos.

Outra interpretação está relacionada ao número 12, que possui um simbolismo universal de plenitude e harmonia — como os 12 meses do ano, os 12 signos do zodíaco e até os 12 apóstolos de Cristo.

Para realizar é bem simples, basta comprar as uvas com antecedência, pode ser de qualquer tipo, mas algumas pessoas preferem a verde pelo fato da cor ser um símbolo de esperança, em seguida coma cada uma fazendo um pedido por vez para o próximo ano. Vídeos na rede social TikTok, sugerem que se você o fizer embaixo de uma mesa pode encontrar o amor no próximo ano. Vale a pena tentar?

Pular sete ondas

Se você está na praia para a virada essa é a superstição perfeita para você! Originada de uma tradição popular em homenagem a Iemanjá, a divindade dos mares, essa superstição pede que você pule sete ondas a meia-noite e a cada pulo faça um pedido ou mentalize algo para esse novo ano. Não se esqueça de fazer isto de frente para o mar em sinal de respeito.

Trazer dinheiro com lentilhas

Acredita-se que a lentilha simbolize fartura e prosperidade porque, ao ser cozida, cresce e adquire o formato redondo de uma moeda. Segundo a superstição, a recomendação é comer lentilhas ou até mesmo plantá-las em um vaso, deixando-as crescer durante o ano.

O que comer na ceia?

Outra crença popular é a de que não se deve comer frango nem porco na ceia de Ano-Novo. A explicação para a primeira é que o frango, assim como outras aves, ciscam para trás; já o porco, ao cavar, enfia a cara na lama. Em ambos os casos, acredita-se que isso atrai azar.

Caranguejo e siri também entram na brincadeira, usando a mesma superstição das aves, são animais que andam de lado, podendo dificultar a vida “ir pra frente”. Mas então o que eu devo comer?

Para finalizar essas dicas de superstições, a prosperidade se completa com o peixe, uma proteína associada à abundância, crescimento e fartura. Essa é uma ótima escolha para o Ano-Novo, já que outras carnes estão frequentemente relacionadas a significados negativos.

Você acredita nestas superstições ou vai tentar alguma? Acredito que não custe nada dar uma chance, mas o que vale mesmo é estar com pessoas que amamos e que queremos em nossa vida para nos ajudar e acompanhar nesse próximo ano. A equipe CompreRural deseja a todos um feliz e próspero ano novo!

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM