Conheça as razões da preferência pela tilápia

Pesquisa realizada pelo Instituto Axxus, em parceria com a Peixe BR, mostra porque e como brasileiros estão consumindo tilápia e reforça o horizonte de oportunidades para a piscicultura

Entre os meses de abril e maio de 2022, o Instituto Axxus, startup com sede no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, entrevistou 4,2 mil pessoas – a maioria presencialmente – , em todas as regiões do País, de todas as faixas etárias e classes sociais e que tivessem poder de compra, para conhecer os hábitos de consumo dos brasileiros em relação aos pescados. Os resultados são mais do que animadores para a piscicultura nacional, sobretudo para a cadeia produtiva de tilápia.

De acordo com o estudo, realizado em parceria com a Peixe BR, 93,2% do público consultado come peixe e 83% acredita ser essa a proteína animal mais saudável. O recorte sobre a tilápia também é um incentivo: 76,9% dos participantes disseram consumir a espécie, e boa parte deles comeria mais.

Segundo a pesquisa, a inclusão da tilápia na dieta dos brasileiros é bastante motivada por fatores relacionados a saúde e bem-estar.

Entre as características mais citadas pelos entrevistados sobre o peixe estão o fato de ser saboroso e saudável; conter muitas proteínas, vitaminas e ômega 3; ter fácil digestão; ajudar a manter o peso; não ter gordura; e ter poucas espinhas. Por outro lado, gostariam de encontrar o produto no ponto de venda com mais facilidade e com mais opções de cortes.

Até por se tratar de uma pesquisa qualitativa, o trabalho traz informações relevantes que podem ajudar a cadeia fornecedora de tilápia a otimizar o atendimento aos consumidores. Das 3.012 pessoas entrevistadas que afirmaram comer tilápia, a maior parte (84%) disse comprar o peixe em supermercados, mas apenas 28% desse público sai de casa já pensando em adquirir o pescado. Ou seja, 72% só decidem colocar a tilápia no carrinho ou na sacola quando estão no ponto de venda. E 44% das pessoas consultadas preferem comprar tilápia fresca, pois dizem ter mais sabor e conseguirem ver melhor a qualidade do produto. Os 32% que optam pelo alimento congelado justificam ser mais prático, não ter cheiro e poder demorar mais para consumir. Há ainda 24% que compram tanto um quanto outro.

Alguns indicadores da pesquisa mostram claramente o espaço ainda existente para a tilápia avançar no mercado brasileiro. Dos entrevistados que afirmaram comer o peixe, 82% gostariam de consumir ainda mais e 74% colocaram a tilápia entre seus cinco pratos preferidos, ao lado de filé mignon, camarão, lasanha e filé de frango. No entanto, das 903 pessoas que não consomem tilápia, 72% consideram um produto caro e 67% ainda disseram ter dificuldade para encontrá-lo.

Fonte: Anuário da PeixeBR de 2023

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM