A agropecuária possuí os seus gigantes, aqueles que possuem grandes volumes de terras, conheça, agora, as maiores fazendas do Brasil e do Mundo, vídeo!
A agricultura e a pecuária desempenham um papel essencial em todos os países do mundo, não apenas do ponto de vista econômico, mas, sobretudo, por levar comida aos pratos de toda a população. Elas estão presentes em cada um dos ingredientes de uma refeição, desde o arroz e feijão até a carne e os ovos. Porém, apenas produzir não é suficiente, já que manter a qualidade dos alimentos é essencial, assim como (hoje mais do que nunca) ter responsabilidade ambiental. Conheça as maiores fazendas do Brasil e do Mundo!
Estudo da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 2016, cobriu 167 países (96% da população mundial, 97% da população ativa na agricultura e 90% das terras agrícolas) e demonstrou que existem cerca de 570 milhões de propriedades rurais em todo o mundo.
A Ásia concentra 74% delas, sendo que a China responde por 35% a e Índia, por 24%. A África Subsaariana tem 9% e a Europa, 7%, assim como a Ásia Central. Fazendas na América Latina e no Caribe representam 4% e as do Oriente Médio são 3%, mesmo número que o norte da África.
O estudo também apontou que 83% de todas as propriedades rurais do planeta estão em países em desenvolvimento, 13% em países de baixa renda e 4% nos países mais ricos.
Em meio tantas fazendas existentes no mundo, algumas delas se destacam no Brasil e em demais países por conta de sua extensão e produção e por levaram a sério os cuidados com o meio ambiente. Confira algumas delas:
As maiores fazendas do Brasil
Fazenda Nova Piratininga
Localização: São Miguel do Araguaia (GO)
Tamanho: 135 mil hectares
Com 135 mil hectares – área equivalente à cidade de Nova York ou do Rio de Janeiro – a Fazenda Nova Piratininga destina 95 mil hectares apenas ao pasto, com um rebanho de 105 mil nelores puros ou nelore com cruzamento com angus.
Fazenda Roncador
Localização: Querência (MT)
Tamanho: 144 mil hectares
Além de sua produção agropecuária, a Fazenda Roncador é conhecida por ter mais de 607 quilômetros de estradas com pavimentação, além de um aeroporto.
Fazenda São Marcelo
Localização: Tangará da Serra e Juruena(MT)
Tamanho: 35 mil hectares
A Fazenda São Marcelo se destaca pela sua responsabilidade ambiental, com selo verde para a pecuária, o que significa que os processos realizados na fazenda estão em conformidade com a lei, os funcionários são devidamente registrados e têm os pagamentos realizados em dia, assim como não são derrubadas árvores sem autorização. A propriedade também recebeu a certificação Bem Estar Animal (Certified Humane) e a Rainforest Alliance, se tornando referência na produção de gado.
Fazenda Conforto
Localização: Nova Crixás (GO)
Tamanho: 12 mil hectares
Considerada a maior do Brasil em gado confinado fora dos frigoríferos, a Fazenda Conforto tem 12 mil hectares divididos da seguinte forma: 4.430 hectares de área modulada, 1.083 de hectares de área irrigada e 2.408 de hectares destinados à Reserva Legal. A capacidade para confinamento estático é de 30,3 mil animais, sendo que em cada curral podem ser mantidas até 245 cabeças.
As maiores fazendas do mundo
Mudanjiang City Mega Farm
Localização: China
Tamanho: Aproximadamente 10 milhões de hectares
Com uma área quase do mesmo tamanho que a Bulgária, a Mudanjiang City Mega Farm está sendo construída na China e será responsável por criar nada menos que 100 mil vacas, 60 mil a mais que a atual líder, também instalada na China. O principal objetivo da fazenda é atender à alta demanda de carne e produtos lácteos existente atualmente na Rússia.
China Modern Dairy
Localização: China
Tamanho: Aproximadamente 4,8 milhões de hectares
A China Modern Dairy é responsável por quase toda a produção de leite no país. Tem celeiro e é estimado em torno de 4 hectares e possui o dobro da capacidade da Anna Creek Station, terceira da lista das maiores fazendas do mundo.
Anna Creek Station
Localização: Austrália
Tamanho: Aproximadamente 2,4 milhões de hectares
A área da Anna Creek Station é pouco maior que o território de Israel e sete vezes maior do que a maior fazenda de gado dos Estados Unidos. Sua produção é exportada para o Japão, Estados Unidos e sudeste da Ásia e representa 1,3% das exportações de carne bovina da Austrália.
Clifton Hills
Localização: Austrália
Tamanho: Aproximadamente 1,6 milhão de hectares
Com 140 anos de atividade, a Clifton Hills é a segunda maior fazenda de gado na Austrália do Sul e foi uma das primeiras a inovar e usar o transporte rodoviário como um meio para entregar gado.
Alexandria
Localização: Austrália
Tamanho: Aproximadamente 1,6 milhão de hectares
Alexandria é a maior fazenda de gado no Norte da Austrália e seu território conta com planícies, várzeas e montes de areia arborizados. A área é atualmente de propriedade de North Australian Pastoral Company.
Bônus: Os maiores grupos agrícolas do Brasil
Atualmente o Brasil produz alimentos suficientes para atender a 800 milhões de pessoas em todo o mundo e deve se tornar, nos próximos cinco anos, o maior exportador de grãos do planeta, superando os Estados Unidos.
Em meio a esses dados surpreendentes, seria impossível não falar sobre três empresas brasileiras que somam quase 1,3 milhão de hectares produtivos. Confira:
Grupo Bom Futuro
Tamanho: 583 mil hectares
O Grupo Bom Futuro é o maior produtor agrícola do país e tem a soja como principal cultura, totalizando uma produção aproximada de 1,3 milhão de toneladas por safra. Atualmente, a Bom Futuro possui 33 unidades centralizadoras de produção em Mato Grosso, sendo 21 Unidades de Beneficiamento e Armazenamento de Grãos, 9 Unidades de Beneficiamento de Algodão e 3 Unidades de Beneficiamento de Sementes.
SLC Agrícola
Tamanho: 660 mil hectares (safra 2021/2022)
Conhecida produtora de soja, milho e algodão, a SLC Agrícola foi uma das primeiras empresas do setor a ter ações negociadas em Bolsa de Valores no mundo, tornando-se uma referência no seu segmento. Com Matriz em Porto Alegre (RS), a Empresa possui 16 Unidades de Produção estrategicamente localizadas em seis estados brasileiros que totalizaram 448.568 hectares no ano-safra 2019/20 – sendo 125.462 ha de algodão, 235.444 ha de soja, 82.392 ha de milho e 5.270 ha de outras culturas.
Grupo Amaggi
Tamanho: 320 mil hectares (estimativa 2021/2022 com aquisição de O Telhar)
- China: importação de milho e trigo cai, enquanto cresce a de soja
- Rodovias têm melhor nível histórico, diz governo, mas CNT aponta dados divergentes
- São Paulo criará fundo de defesa estadual de sanidade animal, diz governador
- Ele foi eleito o Melhor Bife do Mundo e surpreendeu os brasileiros
- Ampliação da área irrigada no Brasil pode gerar R$ 37,1 bilhões a mais no PIB
A Amaggi Agro, com fazendas em Itiquira, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Querência e São Félix do Araguaia, produz soja, milho e algodão em grande escala e tem grandes investimentos no desenvolvimento da Agricultura de Precisão (AP), conjunto de técnicas e metodologias inovadoras que visa aperfeiçoar o manejo das culturas e potencializar áreas produtivas para que produzam mais, sem a necessidade de novas áreas de plantio. Na safra 2020, foram mais de 1 milhão de toneladas de grãos e fibras produzidos em aproximadamente 258 mil hectares. Para a safra 2021/2022, a estimativa chega a 320 mil ha, devido à aquisição de área relevantes de produção como a do grupo O Telhar (Primavera do Leste – MT).
Conclusão
As maiores fazendas do mundo são de grande importância para a economia global e por fornecerem alimentos a vários países. Nesses locais, predominantemente, são criados gados e produzidos grãos, alimentos essenciais para a dieta dos mais diversos povos. Essas propriedades fortalecem a agricultura e a agropecuária e se destacam por serem ecologicamente responsáveis, recorrendo cada vez mais à tecnologia para isso.