Considerada uma das maiores influencers do mundo agro, Andressa Bordin, conta um pouco da sua história e inspira novas mulheres no ramo com o seu “Trator Rosa”!
O nome da nossa entrevistada de hoje, que já é conhecida pela América Latina, é a Andressa Bordin, nascida em Santa Maria, no interior do Rio grande do Sul. Ela que é uma das maiores influencers digital do agronegócio, nos conta um pouco sobre a sua dedicação e verdadeira paixão pelo campo. Confira abaixo quem é a dona do Trator Rosa mais famoso do mundo agro!
O seu perfil, já conta com mais de 235 mil seguidores, além dos inúmeros compartilhamentos e comentários que recebem as suas postagens. Nele, ela compartilha o seu dia a dia, comenta sobre o trabalho e vida pessoal. Mas a uma curiosidade que ninguém sabe sobre ela e, nesta entrevista, com exclusividade para o Compre Rural, ela conta os detalhes. Confira!
Segundo ela, apesar de não ser de um “berço agro”, pai comerciante e mãe enfermeira, sua paixão sempre foi grande. “Sempre morei em Boca do Monte (distrito) de Santa Maria. Até então estudante, tinha apenas um tio agricultor, mas me encantava todo aquele mundo, aquele ‘interiorzão’ que eu ia de vês em quando”.
A paixão cresceu ainda mais quando conheceu o seu marido e, após engravidar, foi morar no interior de São Martinho da Serra, onde mora até hoje, ficando apenas 12 km da casa dos seus pais. “Um mundo completamente diferente, onde tudo é do agro, se vive só do agro, onde tudo era muito corrido, trabalhoso, sendo sol ou chuva, domingo ou feriado, nada mudava. Confesso que no início me assustei um pouco era tudo muito novo.
Nova vida, novas experiências
No momento em que a corda aperta é que o boi pula, ou melhor, é na hora que o trator entra na terra que ela se torna produtiva. “Meu marido já era agricultor iniciante no ano que vim morar com ele, mas seu pai e sua família toda, já era da agricultura e ele até então plantava com o pai. Até que o serviço começou a apertar e estava faltando gente pra trabalhar e então me ofereci apesar de não saber de nada quis aprender tudo, deixava meu filho pequeno com minha sogra e ia pra lavoura junto com meu marido”
Começando com um graneleiro tirando os grãos da lavoura e descarregando no caminhão, ela conta como era sofrido pois tudo era novo e encostar no caminhão não era fácil. “Eu fazia várias manobras até conseguir. Os caminhoneiros e o pessoal de roda me olhava com cara feia achando que eu não ia conseguir, tipo ‘o que ela faz aqui’. Mas nunca desisti, depois fui pra grade, para o pulverizador, semeadeira, plantadeira e outros implementos agrícolas, pois somos da agricultura familiar e trabalhamos só nós“, conta Bordin emocionada e com muita coragem de quem enfrentou os desafios para chegar onde está.
Surgimento do “Trator Rosa”
Após cerca de cinco anos atrás houve um aumento de área e, com apenas um trator estava ficando difícil, foi quando surgiu a necessidade de mais uma máquina. ” O trator era pra eu trabalhar, e eu disse eu quero um trator diferente, quero um trator rosa, um trator que todo mundo saiba que ali está uma mulher, porque é tudo só para os homens e nós mulheres que trabalhamos até mais que os homens ninguém valoriza”, contou ela.
Após ouvir um “NÃO” de praticamente todas as concessionárias de venda de tratores da região de Santa Maria, Andressa estava decepcionada. Mas foi em uma demonstração de uma nova marca do mercado, a LSTractor, que o sonho se tornou realidade. A empresa disse que enveloparia o trator para ela, atendendo o seu pedido.
A entrega do trator, aconteceu em outubro, o que reforçou ainda mais o reconhecimento da mulher e veio como um incentivo, principalmente para as mulheres rurais sempre esquecidas. “Tive muitas muitas mensagens de admiração, carinho, inspiração, muita coisa boa. Mas, também, tive muita crítica e pessoas que falam mal, que acham que meu trator é só pra ser bonito”, relembra ela com emoção.
“Desde este momento, o meu rosinha ficou conhecido no mundo todo, inspirando até a criação da primeira página na internet especialmente para as mulheres do agro chamada às @agricultoras“.
Mulher, Mãe, Influencer Digital do Agro, mas acima de tudo uma inspiração
“Hoje em dia recebo muitas mensagens de mulheres que se inspiram em mim e isso me deixa mais mais realizada, pois estou aqui pra representar todas mulheres rurais aquelas que não são e desejam ser, que querem ter o primeiro passo, digo pra elas nunca desistir pois a única pessoa que nós apoia é nós mesmas”.
O preconceito é algo que existe e, infelizmente, é difícil de se quebrar, mas o importante é não desistir, conta Andressa emocionada a nossa redação. “Até hoje, enfrento muitos preconceitos até na família, mas nunca deixei isso me abalar, já que só eu sei como lutei pra chegar onde cheguei e realizar meu trabalho com muita competência, dedicação e, claro, somos capazes, porque lugar de mulher é onde ela quiser“.
- UE e México firmam novo acordo comercial às vésperas da posse de Trump
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
- Mapa firma convênio de R$ 21 milhões para defesa agropecuária no RS
- Calor no Sul e chuva no Centro-Oeste e Norte: confira a previsão do tempo
- Fatores que devem fazer esta safra a maior da história
“Hoje só tenho agradecer a LSTractor, que foi a única a acreditar no meu sonho, numa pequena produtora rural. Mas hoje somos muitas com esse sonho, desejo muitos tratores rosa ainda, sinto muita gratidão por vestirem a camisa e me dar todo apoio”, conta ela em forma de agradecimento especial a empresa que esteve ao lado dela nessa luta e realização.
Para finalizar, ela manda um recado para o setor agropecuário do país, pedindo mais apoio e abertura do mercado para as mulheres. “Fico muito feliz em saber que o meu “Trator Rosa” foi o pioneiro para abrir esse mercado para as mulheres. Peço as lojas, empresas e demais envolvidos no setor agropecuária que incluam a mulher nas suas atividades e não somente os homens, pois 90% das decisões tomadas nas propriedades tem influência da mulher e isso pode mudar o mundo do agro”, resume ela entusiasmada.