O cavalo Appaloosa também é criada no Brasil; usamos as fotos de um exemplar singular da raça com uma pelagem rara e de beleza incrível; confira as fotos
Conheça um dos exemplares da raça Appaloosa de pelagem mais exótica que você já viu. O nome dele é Cs Arrogant Playboy, garanhão da raça Appaloosa que surgiu com os índios norte-americanos que viviam na região do rio Pallose. A cor do animal é chamada de Peacock Leopard Appaloosa (o que em tradução literal seria leopardo pavão), incrivelmente diferente.
Os índios norte-americanos que viviam na região do rio Pallose capturaram diversos cavalos dos conquistadores espanhóis, selecionando os de pelagem malhada, por serem mais atraentes. Como eles viviam em regiões muito frias, e por isso migravam muito, os cavalos foram naturalmente selecionados, restando os mais fortes e resistentes. Essa raça era mais utilizada pelos índios Sioux, Kiowas, Comanches e Cheyenes. Tempos depois, a raça foi melhorada, cruzando-se com o Quarto de Milha e em doses menores com o Puro Sangue Inglês e com o Árabe.
O exemplar das fotos é um garanhão novo de pelagem incrível. Cavalo de propriedade do GWS Appaloosas, rancho que fica na cidade de Remington Peabody, no estado do Kansas, EUA. O animal desperta muita curiosidade pela singularidade de sua pelagem, por isso eles resolveram responder algumas perguntas, confira:
- O padrão da sua pelagem é chamado de “Peacock leopard” e é uma expressão incomum do gene normal do Appaloosa Leopardo;
- Seu padrão é genético, pois tudo vem do lado de seus pais. Seu pai tinha um padrão semelhante e seu avô se parecia quase com ele também. Seus meio-irmãos também têm um padrão único (no final do material há fotos de seus irmãos);
- Não, seu pai não está mais vivo, faleceu há mais ou menos dois anos. Cs Arrogant Playboy é o último potro intacto de seu pai. Seu pai gerou apenas três potros antes da sua morte e todos eles tem o mesmo padrão de pelagem;
- Ele estará disponível para monta na estação de 2021, mas ainda não estamos vendendo cobertura. Queremos ter certeza de que ele estará pronto para uma temporada agitada, além de ir as competições neste verão.
“Ele é um garanhão que nasceu em 2018, calmo, de boa índole e muito barulhento. Animal tem as grandes linhagens de Dreamfinder, Live The Dream, Arrogatus e Totally Arrogant, Zip To Impress, todos garanhões de expressão da raça” – comenta os criadores do animal.
Cavalos malhados existem há milênios e, inclusive, já eram representados nas famosas pinturas rupestres. O cavalo faz muito sucesso, sobretudo, por sua pelagem diferenciada, tem conquistado muitos corações ao redor do mundo!
O primeiro animal registrado no Brasil foi Comanche´s Double, que deixou um legado de 210 filhos registrados na ABCCAppaloosa. Importado em 1975, pelo criador Jorge Rudney Atalla, o animal era exposto nas mostras do Quarto de Milha e impressionava. Atalla acabou sendo o cicerone de vários criadores em viagens aos Estados Unidos, em visitas a diversos haras selecionadores de Appaloosa. As viagens renderam as primeiras importações e o desejo de se fundar uma entidade própria para a raça.
Aqui no Brasil nós temos alguns casos de pelagem rara também. Uma dessas raridades é do cantor e criador de Quarto de Milha Sorocaba. Ele cria cavalos da raça Quarto de Milha e até promove leilões da raça. Mais o destaque de hoje fica para o potro que nasceu em sua fazenda, um animal totalmente branco, que para a raça Quarto de Milha é extremamente raro.
No sul também há um caso – Prestígio do Itaó é um desses exemplos, cavalo Crioulo, a raça mais criada no Sul do país. O felizardo e proprietário é Matheus Fernando Martinelli da Cabanha Senhor dos Caminhos na cidade de Tapejara, Rio Grande do Sul. Essa cor de pelagem chama-se Lobuna Oveira Negra, o garanhão nasceu dia 24/11/2004 (hoje com 16 anos).