Famosa pelos implementos gigantes, empresa diz que, por ora, só faltam os clientes; Fabricante australiana oferece plantadeira de 92 metros de largura.
A empresa australiana Multi Farming Systems está pronta para entregar uma plantadeira de 92 metros e 273 linhas. A empresa, inclusive, já detém o atual recorde para este tipo de implemento com 65 metros.
Kris Trevilyan, nova CEO da empresa, acredita que os agricultores de hoje estão procurando uma nova onda de tecnologia para atender a várias práticas agrícolas em todas as condições.
Segundo ela, cada vez mais opções estarão disponíveis no seu famoso implemento Multiplanter, que está disponível em quase todas as configurações.
Ou seja, como um “lego”, o equipamento permite a montagem na articulação da asa dobrável até o reboque final para a máquina mais larga. Os agricultores, ainda, podem adicionar linhas à medida que suas operações expandem.
A maior estrutura da Multiplanter já vendida até o momento tem 65 metros. Mas a companhia está pronta para entregar uma versão de 92 metros e 273 linhas, segundo ela informou em entrevista à revista Future Farming. Até agora, no entanto, nenhum agricultor solicitou o modelo.
- Repúdio ao Grupo Carrefour é tom da semana
- Segundo dia da Semana Internacional do Café destaca práticas sustentáveis na cadeia cafeeira
- Boi gordo tem fôlego para novas altas e preços testam recorde de R$ 360/@; hora de vender?
- CNA projeta queda de 1,9% no valor bruto da agropecuária do Brasil em 2024
- Concurso 3 Corações Florada Premiada anuncia campeãs em celebração com a presença de Padre Fábio de Melo e da cantora Simone Mendes
Agro 4.0
A nova geração de tratores mais potentes poderia puxar tais implementos maiores na velocidade e profundidade necessárias e trazer diversas tecnologias do Agro 4.0.
“Isso significa que mais hectares podem ser cobertos na velocidade ideal e com precisão. O problema de ir mais rápido é jogar mais solo para fora dos sulcos do que o ideal”, disse.
A Multiplanter se tornou popular ao longo dos anos pelo tamanho e por plantar uma variedade de safras com espaçamentos de linhas diferentes segundo a necessidade de irrigação ou cultivo.
“Agricultores querem a colocação de sementes de precisão e controle de profundidade. Conseguimos isso com os discos de ação dupla ou simples e aplicadores de sementes, além de GPS no trator e compatibilidade com softwares de diversas empresas”, contou.
No terreno ondulado, a plantadeira acompanha o relevo por meio do controle mecânico e digital do implemento, que se comunica com a direção do trator, garantindo em linhas precisas.
Outro projeto é usar os megaimplementos para pulverização inteligente e torná-los autônomos. “Estamos sempre dispostos a fazer parceria com empresas agtech para colocar seu software em nosso hardware. Precisamos apenas do software para pulverização ou autonomia, mas sem não atropelar ninguém!”, brincou.
Diferentes velocidades podem ser alcançadas com a Multiplanter, dependendo das condições e requisitos. O normal varia entre 8 km por hora e 12km por hora, podendo chegar a 15 ou 18 km.
- Bananas: Descubra os principais tipos e suas variedades
- Terra Roxa: Descubra suas origens e os segredos para cuidar do solo vermelho
- Maiores fazendas do mundo que você não conhecia
- Pesquisadores criam pão feito com farinha de jabuticaba que pode ser consumido por diabéticos
- Conheça as fazendas impressionantes dos cantores Sertanejos
“Tem sido interessante nos últimos anos, com os tratores cada vez mais potentes e as engrenagens pneumáticas cada vez maiores e mais pesadas. Encontramos uma qualidade adequada de aço, com a combinação certa de flexibilidade e resistência”, acrescentou.
A Multiplanter é construída na fábrica da Multi Farming Systems próxima à cidade de Banana, Queensland, na Austrália, e já foi exportada para agricultores em Papua Nova Guiné, Estados Unidos e África
“Essa é a parte realmente divertida do meu trabalho, nosso maquinário é muito parecido com um conjunto de Lego. Posso especificar a maioria das máquinas para serem construídos em cerca de 1h30 horas na fábrica“, explica.
Fonte: AG Evolution