Lançamento ocorre nesta sexta e promete revolucionar as transações de compra, venda e financiamento de tratores, confira as informações abaixo!
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Ministério da Agricultura (Mapa) lançam nesta sexta-feira, 20, a plataforma ID Agro, desenvolvida para que os produtores rurais possam, gratuitamente, registrar tratores e máquinas agrícolas.
A Plataforma de Registro e Gestão de Serviços, Marcas, Tratores e Equipamentos (ID Agro) foi desenvolvida em uma parceria da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Mapa com o Instituto CNA (ICNA). A iniciativa atende uma lei federal que liberou tratores agrícolas do emplacamento e do licenciamento, mas tornou obrigatório o registro em um cadastro específico do Ministério da Agricultura.
O registro na plataforma trará uma série de benefícios aos produtores rurais, além de não implicar em nenhum tipo de custo adicional. Um desses benefícios é que os tratores, por exemplo, passam a ter um documento oficial que permitirá a circulação em vias públicas.
“Essa plataforma permite que os produtores possam registrar os tratores e possam andar com um documento válido em todo o território nacional. Entre os benefícios, há a possibilidade para transitar em vias públicas com a documentação adequada, mas vale ressaltar que essa permissão é válida apenas para tratores nas dimensões permitidas para trafegar nessas vias e com os equipamentos obrigatórios de segurança”, disse o coordenador administrativo do Instituto CNA, Carlos Frederico Ribeiro.
A plataforma, segundo a CNA, dará mais segurança aos processos de financiamento e na contratação de seguro do equipamento, facilitando também as operações de crédito e venda já que a rastreabilidade estará garantida. “ Atualmente, o único documento do veículo é a nota fiscal e, com o ID Agro, agora todo trator terá um documento próprio e rastreabilidade de quem foram os donos anteriores”, disse.
O registro no ID Agro também uma central de comunicação para eventuais sinistros e furtos dos tratores. “Há uma proposta para fazer uma integração com a plataforma nacional de segurança pública para que seja repassada a informação do roubo para as equipes policiais em todo o Brasil”, completou.
- Frigorífico móvel que faz o abate de bovinos na própria fazenda
- Fundos agrícolas já podem ser indicados à calculadora da Receita
- Reforma tributária isenta cesta básica de impostos
- Volta de Trump ao poder deve acirrar concorrência agrícola entre Brasil e EUA
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
Até 20 de março de 2021, a plataforma vai ter uma fase piloto em que somente alguns agentes autorizados poderão fazer o registro de tratores novos. A partir dessa data, haverá a ampliação da rede autorizada e será possível registrar também os tratores antigos.
A ID Agro poderá ser utilizada direto por aparelhos celulares Android, mas em breve também estará para iOS e na web.
Com informações do MAPA, CNA e Canal Rural