Agricultura dinâmica: cultivo de soja em Serras Gerais, na área plana é o Oeste da Bahia e na parte baixa o Tocantins; divisa impressiona pela beleza
Rico por Natureza! Acredito que você tenha visto essa imagem por aí, ela foi compartilhada dezenas de vezes e curtida outras milhares. Nós encontramos o autor dela, bem como a história por trás de uma das mais belas imagens que representam o progresso do agronegócio brasileiro. A região da foto faz parte do Matopiba, extensão geográfica que recobre parcialmente os territórios dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Uma curiosidade importante, engana-se você que acredita que a imagem foi produzida com drones, o fotógrafo fez a imagem à bordo de um pequeno avião usando sua câmera fotográfica.
O Matopiba é uma das novas fronteiras agrícolas do país, e tem o agronegócio como fonte econômica e entre as principais culturas se destacam o cultivo de soja e o milho para exportações. A produtividade é crescente a cada ano e os números do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, prevê que na próxima década o Brasil será o maior fornecedor mundial de soja (49%) e o segundo maior de farelo de soja (26,9%).
Na imagem é possível observar que a parte superior plana é o Oeste da Bahia, na parte baixa coberta pela mata é Tocantins. A parte plana tem em média 800 até 1000 metros de altitude, a região é rica de água e uma das maiores produtoras de soja e algodão do país, engloba cidades como Barreiras, Luis Eduardo Magalhães, Formosa do Rio Preto e São Desidério. Segundo informações obtidas na internet a área inferior é a Fazenda dos Castelli no município de Lizarda do Tocantins, que faz parte das Serras Gerais.
“A foto ilustra a divisão entre o Nordeste e Centro-Oeste”
O autor da obra de arte é Rui Rezende, um fotógrafo de Natureza que trabalha há 22 anos produzindo belas imagens do nosso país, maravilhoso em sua fauna e flora. Autor de vários livros de fotografia ele nos contou que está produzindo um livro sobre o Matopiba e que a foto em destaque fará parte da publicação.
O fotógrafo também registrou em vídeo o sobrevôo da região da Garganta, Entre Tocantins e Bahia. Confira abaixo: