Inspiração que reflete o verdadeiro poder da boiadeira no campo. “Tudo começou com o apoio do meu pai e, atualmente, já consegui 2 vezes o troféu de boi manso mais bonito”, conta Fernanda Ataíde, boiadeira e domadora de touros!
Com a raiz cravada no campo, filha da professora Maria Nilza e do pecuarista Cícero José (Tita Baiano), ela se tornou uma referência para as mulheres que atuam e, principalmente, para aquelas que desejam fazer parte da agropecuária. Nascida no coração do Brasil, em Aparecida de Goiânia, próximo da capital do estado de Goiás, Fernanda Ataíde, tem apenas 26 anos e uma bagagem que inspira e faz sucesso nas redes sociais. Conheça a grande domadora de touros, com quase 240 mil inscritos em seu canal no Youtube!
Aproveitando o grande avanço que teve a região do Pará ao final da década de 90, pouco tempo após ela ter nascido, os seus pais voltaram para São Félix do Xingu. “Desde então, após a mudança de estado, eu fui criada na fazenda. Além disso, pouco tempo depois, veio a minha irmã, a Amanda”, disse Fernanda iniciando a entrevista exclusiva ao Compre Rural, que abre o ano mostrando histórias de sucesso e que inspiram as mulheres do agro.
Ainda jovens, a distância do centro urbano e as dificuldades da época, fez com que as irmãs Fernanda e Amanda Ataíde, fossem alfabetizadas pela mãe, que além delas, dava aula para os filhos dos vizinhos. Entretanto, segundo ela, sempre encontravam tempo para cavalgar com o pai, acompanhando um pouco da lida e buscando sempre absorver os ensinamentos que ele passava. “Quando terminava nossa aula a gente sempre ia andar à cavalo com nosso pai!”, aponta a boiadeira um pouco tímida.
Paixão pelo campo
“O agro e a pecuária sempre foi nossa paixão, então desde de pequena a gente sempre ajudava nosso pai na lida do gado, ele foi e sempre será nossa maior inspiração. Fui crescendo e aprendendo cada vez mais sobre a pecuária – trato, pasto, manejo, saúde animal e respeito pela natureza. Então, logo quando fiz meus 15 anos, comecei a domar meu primeiro boi de sela, daí para frente a paixão aumentou e, com muita luta, também cresceram o número de animais”, conta a boiadeira emocionada com a trajetória.
Conhecida por muitos como a grande domadora de touros, Fernanda conta que tudo começou com um touro, mas hoje ela já possui um “pequeno” rebanho composto por: 1 boi manso de sela, 1 casal de mini boi manso e, atualmente, ainda esta domando mais 2 mini boi e um bezerro. “Esses animais são minha alegria, nas cavalgadas sempre que conseguimos participar, o sucesso é garantido, já que não é comum se ter um boi de sela por ai. Além disso, já levamos 2 vezes o troféu de boi mais bonito para casa”, comemora ela.
Formação acadêmica
“Com o passar do tempo tive que morar na cidade para estudar. Dessa forma, só frequentava a fazenda nos finais de semana, férias e feriados, rotina essa que se estendeu até eu me formar”.
Apesar da paixão pelo campo e o sonho de se tornar uma veterinária, Fernanda acabou optando por ficar mais próximo da fazenda e da família, se formando em contabilidade, curso que estava disponível na sua cidade. “Não quis sair para outra cidade para cursar outra faculdade, pois não queria me distanciar dos meus pais e da fazenda”, conta ela.
Mas ela ressalta que, apesar da formação, a bagagem que ela aprendeu junto ao seu pai, desde pequena no campo, a permite dar conta do recado na fazenda. “Como eu cresci na fazenda, meu pai me ensinou de tudo, desde a tirar leite a mexer com manejo do gado, apartação e até mesmo aos cuidados com os animais doente, mesmo não sendo veterinária. Eu aprendi muita coisa com meu pai, hoje faço de tudo em uma fazenda“, afirma a domadora, filha de Tita Baiano.
- Fundos agrícolas já podem ser indicados à calculadora da Receita
- Reforma tributária isenta cesta básica de impostos
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
- Produtor rural vai emitir nota por meio digital a partir deste ano
- Fazenda mais cara à venda é avaliada em R$ 15 bilhões; veja a lista
A influencer do Agro
Atualmente, com quase 240 mil inscritos no seu canal do Youtube, @FernandaAtaide, mostra o seu dia a dia. Ela comenta que a ideia do canal é justamente influenciar mais mulheres que tem interesse na agropecuária, mas ainda possuem medo quanto ao preconceito existe por parte de algumas pessoas.
O surgimento do canal, se deu com o passar do tempo e, também, por influência da sua irmã e cunhado. “Eles iniciaram um canal no Youtube e, logo em seguida, fiz um canal também. Comecei a postar nossa rotina na fazenda: mexendo com gado, manejo de uma fazenda e, também, a doma de bois. O pessoal começou a gostar e graças a Deus, hoje posso dizer que sou uma youtuber, apresentando a minha vida no mundo do agro”.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.