Em reforma constitucional, México proíbiu o cultivo de milho transgênicoe e reforça proteção às variedades nativas.
O Congresso do México aprovou na quarta-feira uma reforma constitucional que proíbe o cultivo de milho transgênico e protege as variedades nativas do grão originário do país.
A iniciativa promovida pela presidente Claudia Sheinbaum foi aprovada com 97 votos a favor e 16 contra no Senado, uma semana após a Câmara dos Deputados aprovar a medida.
A normativa agora deve ser aprovada pelos congressos locais de pelo menos 17 dos 32 estados do país, onde o partido governista tem maioria.
A reforma foi proposta por Sheinbaum depois que, em dezembro, o México perdeu uma disputa comercial contra os Estados Unidos no âmbito do tratado comercial USMCA, integrado pelos dois países e o Canadá.
Os Estados Unidos contestaram uma norma mexicana adotada pelo ex-presidente Andrés Manuel López Obrador (2018-2024), que restringia as importações de milho geneticamente modificado.
O painel de resolução de divergências decidiu a favor dos Estados Unidos e o governo de Sheinbaum anulou a norma.
A modificação constitucional aprovada nesta quarta-feira não se refere às importações, mas estabelece que o cultivo de milho no México “deve ser livre” de modificações genéticas feitas “com técnicas que superem as barreiras naturais”.
Isto permite o cultivo de grãos melhorados por meio de métodos de reprodução baseados em práticas tradicionais, enquanto impede o cultivo de milho alterado com “técnicas de biotecnologia moderna”, indica a iniciativa.
Outros usos do milho geneticamente modificado devem ser avaliados para evitar “ameaças à biossegurança” e à saúde, acrescenta o projeto.
O México é o segundo maior comprador mundial de milho, principalmente amarelo, e 95% procedem do mercado dos Estados Unidos, cuja produção é, por sua vez, 93% transgênica.
Esta variedade é usada para forragem, assim como insumo de alimentos industrializados para consumo humano.
Ao mesmo tempo, o país latino-americano é autossuficiente na produção de milho branco, base da dieta de seus 129 milhões de habitantes.
A aprovação da reforma, que reconhece o México como “centro de origem e diversidade do milho”, acontece em um momento de tensão comercial com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que anunciou tarifas de 25% aos produtos importados do Canadá e do México.
Fonte: Istoé
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Safra de uva 2025/2026 deve superar produção normal no RS, estimada em 905.291 toneladas
O Estado possui aproximadamente de 42,4 mil hectares cultivados com uva, sendo que 36,6 mil hectares estão concentrados na Serra Gaúcha, o que consolida a região como o maior polo de produção e processamento de uvas do país.
CNA vai escolher melhor azeite, cachaça e doce de leite em concurso e prêmio chega a R$ 15 mil
Inscrições estão abertas para produtores de azeite, cachaça e doce de leite; Confira os detalhes e como acessar os editais do Prêmio Brasil Artesanal 2026, lançado pela CNA
Como monitorar o desempenho técnico e financeiro da sua safra
Esqueça o “achismo”: a sustentabilidade do agronegócio moderno exige o cruzamento inteligente entre a realidade do campo e a saúde do caixa. Veja como implementar essa cultura de dados.
Continue Reading Como monitorar o desempenho técnico e financeiro da sua safra
Gestão de pessoas no confinamento: desafios na liderança de equipes rurais
Saiba como a gestão eficaz de pessoas no confinamento aumenta a produtividade e reduz o turnover. Dicas práticas de liderança rural e motivação de equipes.
Continue Reading Gestão de pessoas no confinamento: desafios na liderança de equipes rurais
“Trump quer criar nova ONU”, diz Lula sobre Conselho de Paz
Durante o encerramento do 14º Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Salvador, Lula disse que a carta da Organização das Nações Unidas (ONU) está sendo rasgada e criticou a proposta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
Continue Reading “Trump quer criar nova ONU”, diz Lula sobre Conselho de Paz
Conheça a maior fazenda de cavalos do mundo, propriedade milenar que possui 10.000 equinos
Na China, a Fazenda de Shandan é uma propriedade histórica que abriga cerca de 10.000 equinos; Ela é considerada a maior fazenda de cavalos do mundo, preservando tradições milenares na criação equina





