A Central ABS contrata touros Brangus super valorizados no leilão da GAP Genética; apresenta também um destaque da Nelore Vera Cruz.
A ABS apresenta a contratação de dois touros impressionantes da raça Brangus, provenientes da GAP Genética, seleção renomada nacionalmente, sediada em Uruguaiana (RS). Estilhaço e Pancho já tinham o seu mérito genético confirmado, sendo parte do Trio Grande Campeão da III Exposição Nacional de Rústicos Brangus, realizada em maio deste ano.
Além disso, Pancho chamou a atenção como o principal destaque da última edição do tradicional leilão da GAP Genética, promovido no último domingo (22), quando foi comercializado por impressionantes R$ 48 mil.
Pancho e Estilhaço fazem parte do Trio Grande Campeão da Exposição Nacional de Rústicos Brangus deste ano
De acordo com a veterinária da GAP Genética, Ângela Linhares, ambos os animais apresentam fenótipos surpreendentes. “O Estilhaço é um pouco maior de estrutura, enquanto o Pancho oferece uma musculatura posterior mais impressionante e um prepúcio mais corrigido. Ambos apresentam DEPs finais muito positivas e estão de acordo com as necessidades do produtor de hoje: nascem pequenos e evoluem rapidamente, resultando em excelentes carcaças”, avalia.
- Melhoramento Genético:
- Como escolher touros que serão usados na vacada, dicas essenciais
- Investir em genética é segredo de lucro na pecuária
- Vaca Nelore: Sem reposição não há cruzamento
- Importância de seleção e melhoramento genético na pecuária
- IATF: cuidados com o sêmen congelado
- Além de Angus com vacada Nelore, qual outra raça utilizar?
- Qual melhor opção: Nelore ou gado cruzado?
- Saiba tudo sobre Melhoramento Genético em Bovinos
O gerente de Produtos e Projetos Corte Europeu da ABS, Marcelo Selistre, destaca as características do Pancho e do Estilhaço. “O Pancho é um touro com facilidade de parto e bons índices de desmame e final, homozigoto preto e prepúcio corrigido, com uma conformação de carcaça que impressiona pelo comprimento e musculatura, sem deixar a precocidade de lado”, diz.
“Por outro lado, o Estilhaço apresenta uma estrutura um pouco maior, o que agrega um alto ganho de peso. Isso faz dele uma opção muito adequada para o mercado de F1 de Angus e Nelore, particularmente no Brasil central, para sistemas de produção intensivos onde o desenvolvimento rápido dos animais é muito visado. Além disso, ele também é homozigoto preto”, comenta Marcelo.
- Porque não podemos proibir a caça do javali
- Caça ao javali será aprovada pelo governo
- O Texas está perdendo a guerra contra os javalis
- Javalis: Praga que tem aterrorizado o campo
- Morte por ataques de javalis em Minas Gerais
- Invasão de javalis destrói 40% das lavouras
Por fim, o promotor de vendas da ABS na região Sul, Leandro Amaral, acrescenta que tanto o Estilhaço quanto o Pancho representam excelentes opções para o produtor que deseja agregar valor ao rebanho Brangus.
“O Pancho, filho do Francesco, apresenta excelentes dados e tem um biotipo muito carniceiro, sendo ideal para produção de terneiros e carcaças pesadas. O Estilhaço, filho do Chumbo Grosso, também possui um biotipo muito funcional que está totalmente alinhado com os padrões da ABS, que preconiza os dados e as DEPs”, ressalta Leandro.
Tornado FVC, da Nelore Vera Cruz
Outra novidade da bateria Nelore da ABS. A empresa apresentou a contratação do touro Tornado FVC, da Nelore Vera Cruz. Filho de Mutreco FVC em matriz REM USP, o animal possui excelente desempenho em diversas características e já está disponível na ABS.
De acordo com o coordenador de Produto e Atendimento ao Cliente Corte da ABS, Arthur Vieira, o touro jovem foi destaque no intrarrebanho da Fazenda Vera Cruz, bem como em outras avaliações e sumários, como da ANCP (Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores) e Geneplus.
“É um animal com uma excepcional régua de DEPs, se destacando para todas as características avaliadas pela ANCP, com MGTe de 21,18. No sumário Geneplus, o seu IQG é de 54,39”, conta Arthur.
Ainda segundo o coordenador, Tornado é ideal para utilização em rebanhos comerciais e de seleção. “É uma opção muito indicada para reposição de matrizes, machos pesados e touros de alto valor agregado”, conclui.