O Troféu Agroleite é uma iniciativa da Castrolanda para a cadeia produtiva do leite. É concedido anualmente com o objetivo de homenagear e incentivar os melhores desempenhos e práticas do setor.
Expectativa, suspense, anúncio, vibração. Esse foi o tom da 18ª edição da cerimônia do Prêmio Troféu Agroleite. Na noite desta quarta-feira, 14 de agosto, às 20 horas, no Memorial da Imigração Holandesa, a Castrolanda recebeu em clima festivo os profissionais das empresas nacionais e multinacionais indicadas ao prêmio, patrocinadores do Agroleite, personalidades do setor leiteiro e autoridades.
Neste ano em que completou 18 anos, o Oscar do Leite, como é conhecida a premiação, apresentou um novo regulamento e foi disputado em 11 categorias distintas, cuja votação se deu pela internet. São elas: Genética, Nutrição, Medicamentos, Bem-Estar, Sementes, Ordenha e Refrigeração, Máquinas e Equipamentos, Produtor de Leite, Agente Financeiro, Laticínios e Embalagens.
Além disso, outros dois prêmios foram entregues pelo Comitê Organizador em reconhecimento a uma inovação cujo desempenho reflete um benefício consistente ao segmento, e Agroleite Honorário, a uma personalidade, evento e/ou associação pelo desempenho cujo esforço reflete a sua contribuição para a cadeia leiteira.
Ao dar as boas-vindas, o presidente da Castrolanda, Frans Borg, declarou que a cooperativa é a realizadora do Agroleite, mas quem faz o evento acontecer são os parceiros da cadeia produtiva do leite, que passa por momentos muito importantes. O presidente mencionou que o Brasil é praticamente autossuficiente na produção de leite e que é preciso ter uma outra visão.
“Existe a possibilidade de a China abrir mercado para o leite brasileiro e nós teremos que aprender muito sobre como sermos competitivos lá fora com nosso leite. Assim como o tema dessa edição, precisamos ter um novo olhar para termos competitividade nesse mercado globalizado, uma questão que exige nosso alerta, uma tarefa para todos nós em conjunto. O Agroleite tem essa missão, unir os elos para buscar formas de sermos mais eficientes”, frisou Borg.
Ao finalizar a solenidade, o CEO da Castrolanda, Thomas Domhoff, agradeceu todos que prestigiaram a cerimônia com sua presença e reforçou o alerta quanto às novas exigências do mercado. “O Tratado do Mercosul é bom para exportar, mas vai nos exigir muito, porque vai trazer muito da Europa para cá também e não podemos subestimar isso. É necessário nos prepararmos para essa concorrência, porque não vai ser fácil. Sabemos concorrer, mas temos que aprender a usar as tecnologias e melhorar a qualidade”, pontuou.
E os vencedores do Troféu são
- Indicados Categoria Agente Financeiro
- Banco do Brasil, Sicredi e Sicoob
- Vencedor: Sicredi
- Indicados Categoria Bem-Estar:
- DeLaval, Gea e Lely
- Vencedor: DeLaval
- Indicados Categoria Embalagens:
- Plastirrico, Sig Combibloc e Tetra Pak
- Vencedor: Tetra Pak
- Indicados Categoria Genética:
- ABS, Alta e Semex
- Vencedor: Semex
- Indicados Categoria Laticínios:
- Italac, Nestlé e Xandô
- Vencedor: Italac
- Indicados Categoria Máquinas e Equipamentos:
- Casale, New Holland e Nogueira
- Vencedor: New Holland
- Indicados Categoria Medicamentos:
- Biogénesis Bagó, MSD e Ouro Fino
- Vencedor: MSD Saúde Animal
- Indicados Categoria Nutrição:
- DSM, Nutron e Vaccinar
- Vencedor: Nutron
- Indicados Categoria Ordenhadeira e Refrigeração:
- DeLaval, Gea e Ordemilk
- Vencedor: GEA
- Indicados Categoria Produtor de Leite:
- Agropecuária Harm, Fazenda Colorado e Fazenda Melkstad
- Vencedor: Fazenda Colorado
- Indicados Categoria Sementes:
- Agroceres, Dekalb e Dupont Pioneer
- Vencedor: Dupont Pioneer
- Troféu Agroleite Honorário
- Homenageado: Evento Sommet de L’Élevage – França
- Prêmio Agroleite Inovação
- Homenageado: Cargill Nutron – Solução Reveal