Confira as premiações do Hackathon, evento de ação comunitária para mobilizar a comunidade de inovação para os temas do agronegócio.
Brasília (25/11/2019) – Depois de 48 horas consecutivas dedicadas à busca de soluções inovadoras para a cafeicultura, o projeto elaborado para facilitar a gestão do custo de produção venceu a maratona tecnológica de inovação na Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (MG).
O AgroUp é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem que identifica localmente problemas apontados por produtores rurais e realiza a busca por soluções regionais, nacionais e internacionais para atender a demanda tecnológica do campo. O Hackathon é um evento de ação comunitária para mobilizar a comunidade de inovação para os temas do agro.
A inovação apresentada pela equipe vencedora prevê o desenvolvimento de um aplicativo para celulares. Na prática, o produtor rural informará as atividades da propriedade via mensagem de voz e, por meio de mecanismos de inteligência artificial, a ferramenta será capaz de transformar o áudio em dados.
Além disso, mensalmente, o aplicativo entregará um relatório de gestão financeira ao produtor rural com as informações consolidadas.
O estudante Renê Staut Neto, do curso de Engenharia Agronômica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, explicou que a equipe trabalhou para aproveitar uma solução amigável que já é bastante utilizada pela maioria das pessoas que possuem aparelho celular.
“Percebemos que o pequeno produtor tem muitos desafios relacionados à gestão financeira. Essa ferramenta permitirá que ele envie a mensagem de voz a qualquer momento, inclusive enquanto realiza alguma atividade na propriedade. A tecnologia utilizada é similar a alguns aplicativos de conversas”, explica.
A equipe vencedora recebeu premiação no valor de R$ 5 mil. Além disso, o Sistema Faemg oferecerá mentoria para a evolução do projeto e formatação em modelo de negócio.
O Hackathon para a cafeicultura teve a participação 45 competidores de diversas instituições de ensino de Minas Gerais. De acordo com o coordenador de Inovação do Sistema CNA/Senar, Matheus Ferreira, a maratona aproxima o setor agropecuário da comunidade de inovação.
“O Senar vai acompanhar as soluções propostas nas maratonas Hackathon e disponibilizá-las aos produtores rurais atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial para validação e implementação nas propriedades rurais”, destacou.
O evento foi realizado pela Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), por meio do Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes). Teve apoio da Cooperativa Cocatrel e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Para saber mais sobre a rede de inovação AgroUp, clique aqui.