No fim de semana uma frente fria avança para o Brasil e acompanhando esta frente fria temos uma massa de ar frio de origem polar
Frente fria vai trazer chuva para os três estados do Sul nesta semana, de acordo com a previsão da MetSul Meteorologia. A instabilidade alcançará Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná nesta primeira metade da semana à medida que o sistema frontal é impulsionado por uma nova massa de ar frio.
Com efeito, o tempo começa a mudar no Rio Grande do Sul durante esta segunda-feira. No final deste domingo já não se descarta a chegada das precipitações ao Extremo Sul gaúcho, mas será nesta segunda que a instabilidade deve começar a progredir pelo Estado. O sol aparece com nuvens ainda na maioria das regiões, mas a nebulosidade aumenta e o tempo se instabiliza no decorrer do dia em pontos do Oeste e do Sul gaúcho. À noite, no final da segunda, as precipitações podem alcançar áreas mais ao Centro do território gaúcho, incluindo a região de Porto Alegre.
Este fim de semana de Dia das Mães novamente teve madrugadas frias no Rio Grande do Sul. A temperatura mínima no Estado ontem ocorreu em em São José dos Ausentes com 0,3ºC negativo. Foi o quinto dia de 2021 com marcas negativas no território gaúcho e o segundo neste mês de maio. Neste domingo de Dia das Mães, Ausentes começou o dia com 0,7ºC.
Frente fria muda o tempo em São Paulo
As noites e madrugadas ainda seguem frias no estado de São Paulo ao longo dos próximos dias. Na segunda-feira, inclusive, há possibilidade de um novo recorde de frio na capital paulista. A menor temperatura de 2021, até o momento, é de 13,9°C. O interior de São Paulo começa a semana sob predomínio do ar seco. O sol brilha forte e a umidade relativa do ar atinge índices críticos em muitas cidades. Valores abaixo dos 30% são previstos principalmente em áreas do noroeste do estado.
Mudanças no tempo – A partir de quarta-feira, 12 de maio, o avanço de uma nova frente fria muda o tempo no estado e há condição para pancadas de chuva com raios. O sol ainda vai aparecer na maior parte do estado, mas as nuvens aumentam e o risco para temporais e chuva volumosa é alto, especialmente entre a tarde de quarta-feira e a madrugada/manhã de quinta(13), inclusive na capital paulista.
O Vale do Ribeira e o litoral sul já ficam com tempo fechado na quarta-feira e a chuva começa desde cedo. Há risco para chuva forte e volumosa.