Um projeto pioneiro, que iniciou com muita determinação e com propósito de realizar um sonho, conheça a Carapreta Carnes Nobres, o maior projeto do Brasil!
O grupo mineiro A.R.G. – dos irmãos José, Rodolfo e Adolfo Géo lançou a marca Carapreta Carnes Nobres. Com uma tecnologia de ponta e uma produção de ciclo completo, a produção é marcada pela qualidade do produto final.
Adolfo Géo Filho disse que o abate inicial era de 500 bois por mês e agora já passaram para 3.000 bois por mês. “O projeto é chegar em 2021 com 70 mil cabeças por ano abatidas”, calculou.
A produção atual é de 60 mil cabeças ao ano, mas a capacidade total é de 120 mil cabeças ao ano
Curiosidade sobre o manejo*
Dentro do confinamento, é utilizado uma tecnologia com drone e um app para poder fazer a contagem do gado.
A tecnologia não é nenhuma novidade no campo, ela chegou pra ficar, já podemos ver ela operando de norte a sul do país, de várias formas. É o caso da Fazenda Santa Mônica do Grupo ARG na região de Montes Claros, que aderiu ao aplicativo de contagem de gado por foto. O aplicativo usa inteligência artificial para reconhecer o que é um bovino, contá-lo e diferenciá-lo dos outros, tudo isso através de imagens obtidas por drones.
Além da parceria inicial com o grupo Super Nosso, as vendas no varejo vão se expandir para Carrefour, Pão de Açúcar, Epa e grandes atacadistas do Nordeste.
O grupo, que produz bovinos da raça Angus em duas fazendas em Minas Gerais, foi o primeiro do Brasil a conquistar o selo do programa Angus Sustentabilidade, desenvolvido pela Associação Brasileira de Angus e auditado pela alemã Tüv Rheinland. O selo atesta a produção sustentável da fazenda à mesa.
O selo Angus Sustentabilidade atesta que os cortes são produzidos atendendo a rígidas normas baseadas em seis pilares: sustentabilidade, responsabilidade social, rastreabilidade, sanidade, bem-estar animal e biossegurança.
O projeto-piloto do Angus Sustentabilidade foi desenvolvido em duas fazendas do Grupo ARG, localizadas em Jequitaí e São João da Ponte, ambas no Norte de Minas. A empresa, que deu início à produção de carne Angus certificada há cerca de um ano, é a primeira com certificação do País.
Veja o vídeo, conheça a estrutura:
A produção atual é de 60 mil cabeças ao ano, mas a capacidade total é de 120 mil cabeças ao ano, volume que será alcançado em dois a três anos, dependendo da demanda do mercado.
Os bovinos serão processados em uma planta frigorífica exclusiva, que demandou investimento de R$ 20 milhões e tem capacidade de produção de 500 toneladas de carne ao mês.
Qualidade das carnes:
- UE e México firmam novo acordo comercial às vésperas da posse de Trump
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
- Mapa firma convênio de R$ 21 milhões para defesa agropecuária no RS
- Calor no Sul e chuva no Centro-Oeste e Norte: confira a previsão do tempo
- Fatores que devem fazer esta safra a maior da história
Contatos:
Compre Rural com informações da Carapreta Carnes Nobres.