São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás recebem a primeira rota do Confina Brasil 2023, de 5 de junho a 14 de julho; equipes receberam treinamento
O Confina Brasil 2023 começou! A primeira rota da pesquisa-expedicionária, promovida pela Scot Consultoria, acontece desde o dia 5 de junho, se estendendo até 14 de julho. São visitadas e mapeadas propriedades que trabalham com produção de bovinos de corte em sistemas intensivos e semi-intensivos. Na primeira etapa, uma equipe visita São Paulo e Paraná, de 5 a 23 de junho, enquanto outro grupo tomará o rumo de Minas Gerais e Goiás, de 26 de junho a 14 de julho.
Em 2023, o Confina Brasil partiu em busca de novas histórias, além de revisitar algumas das propriedades que já participaram de edições anteriores da expedição. Assim como em 2022, fazendas que não serão visitadas pela expedição in loco também serão mapeadas à distância, o que permite compreender as mudanças nos sistemas de produção ao longo dos anos.
Divididos em duas equipes, os profissionais da Scot Consultoria buscam conhecimento e inovações nas mais diversas realidades dos confinamentos e semiconfinamentos do Brasil. A pesquisa-expedicionária tem como pilares a produção de alimentos, gestão, manejo, sanidade, nutrição, sustentabilidade e tecnologia.
Na primeira rota, a equipe 1 visita propriedades localizadas em São Paulo e Paraná de 5 a 23 de junho. Em seguida, a equipe 2 vai de Minas Gerais a Goiás, de 26 de junho a 14 de julho. Confira o cronograma completo da expedição:
- 1ª Rota: São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás (5/6 a 14/7);
- 2ª Rota: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Pará (17/7 a 11/8);
- 3ª Rota: Pará, Tocantins, Maranhão e Bahia (14/8 a 8/9);
- 4ª Rota: Santa Catarina e Rio Grande do Sul (9/10 a 20/10).
“Será mais um grande ano de conhecimento na pecuária. O objetivo da Scot Consultoria é colaborar com a evolução de um dos principais setores econômicos do país, corroborado com a troca de experiências e divulgação de suas práticas. Será mais uma grande edição”, Julia Zenatti, analista de mercado da Scot Consultoria.
Entre 16 e 18 de maio, duas equipes com profissionais especializados visitaram seis fazendas localizadas em municípios de Minas Gerais e São Paulo. Foram visitadas as cidades mineiras de Conceição do Alagoas e Planura, além de Barretos, Bebedouro, Palestina e Sertãozinho, no estado paulista. “As visitas de treinamento agregaram bastante para o início das rotas, onde conhecemos histórias, entendemos sistemas de produção, cada um com suas particularidades, e mapeamos cada vez mais confinamentos e semiconfinamentos, buscando fornecer informações de qualidade para a pecuária nacional”, destacou Julia.
Na visita à Fazenda Planalto, localizada em Conceição do Alagoas (MG), há um bioindicador de qualidade de água. Além de realizarem análises laboratoriais, utilizam peixes no reservatório de água do confinamento – já que, uma vez contaminada, a fonte de hidratação dos bovinos, os peixes apresentam, rapidamente, sinais comportamentais, indicando que há algo errado com o ambiente.
Já na Fazenda Gaivota, localizada em Bebedouro (SP), o destaque é para a eficiência no manejo e identificação dos bovinos. Após o desembarque, com auxílio de tronco de contenção, os colaboradores da fazenda brincam os animais de acordo com o número de dentes. A separação é feita através de cores: uma cor específica para bovinos com 4 pares de dentes incisivos, outra para menos de 4 e outra para representar mais de 4. Esse é o método de identificação para separar os animais denominados “bois China”, ou seja, aqueles que estão enquadrados dentro dos critérios para serem exportados ao país asiático, evitando assim erros durante o embarque destinado aos frigoríficos.
Uma preocupação cada vez mais crescente entre os produtores na pecuária é o bem-estar animal. Esse é um ponto de atenção para os proprietários da Fazenda Santa Maria, da Agrícola Palmares, localizada em Palestina (SP). “Para a promoção de conforto nas atividades com os animais, os gestores investiram em um curral de manejo antiestresse, com tronco de contenção com as laterais almofadadas, que garantem redução de estresse e injúrias no momento de conter o gado”, explica Zenatti.
Ao fim da expedição, em outubro, a Scot Consultoria gera relatórios que resultam no Benchmarking Confina Brasil. O material apresenta dados qualitativos e quantitativos referentes às coletas durante toda a expedição.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.