Neste ano, o doce de leite é a novidade nas categorias do concurso. Mais de 100 agroindústrias se inscreveram para participar.
A10ª edição do Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar, que busca incentivar e promover a qualidade dos produtos das pequenas indústrias, premiou, nesta quinta-feira (1), durante a 45ª Expointer (Esteio-RS), 11 tipos de produtos nas categorias: suco de uva integral, vinho tinto de mesa seco, queijo colonial, salame italiano, linguiça defumada, cachaça prata, cachaça envelhecida (premium), mel, cucas italianas e cucas alemãs.
Neste ano, o doce de leite é a novidade nas categorias do concurso. Mais de 100 agroindústrias se inscreveram para participar.
Os vencedores deste ano com o primeiro lugar foram as agroindústrias Mel da Longevidade (categoria mel); Casa Colonial Hermes (linguiça de carne suína defumada); Agroindústria Konzen (queijo colonial); Unser Schnaps (cachaça premium); Destilados Satin (cachaça prata); Sul Leite (doce de leite); Embutidos Fioresi (salame tipo italiano); Zanotto Pigatto (cuca italiana); Nova Diva (cuca alemã); Gallon Sucos (suco de uva integral) e Vinhos Foresti (vinho tinto de mesa seco).
O evento é uma promoção da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Emater/RS-Ascar, UFRGS, Associação dos Produtores de Cana-de-Açúcar e Seus Derivados no Estado do Rio Grande do Sul (Aprodecana), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Uva e Vinho), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag) e Banrisul.
“O concurso representa a pujança da agricultura familiar do Rio Grande do Sul, a qualidade dos produtos e o nível de maturidade das agroindústrias e cooperativas da região. Todo o Pavilhão da Agricultura Familiar merece nosso destaque. Temos muito orgulho de ter participado dessa construção”, diz a diretora do Departamento de Cooperativismo e Acesso a Mercados do Mapa, (DECAM/ SAF), Fabiana Durgant.
A Cooperativa Sul Leite, de Santa Vitória do Palmar (RS), apostou na produção de alfajores e doce de leite e saiu vitoriosa da categoria estreante. O alfajor Sul Leite é o primeiro alfajor brasileiro desenvolvido na agricultura familiar. “Quando desenvolvemos esse produto pensamos em agregar valor para poder remunerar melhor o nosso produtor. A conquista é uma vitória em conjunto de todos que fazem parte da cooperativa e apoiam a agricultura familiar”, afirmou a gerente comercial Dulce Bueno.
Edgard Fioresi, proprietário do Embutidos Fioresi, tricampeão do concurso na categoria salame tipo italiano (2017, 2021 e 2022), destacou a importância da premiação como um incentivo para melhorar cada vez mais e oferecer um produto de qualidade para o consumidor.
A Comissão Organizadora do Pavilhão da Agricultura Familiar é composta por Seapdr, Emater, Fetag, Fetraf Sul, Via Campesina e Secretaria da Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa (SAF/ Mapa).
- Frigorífico móvel que faz o abate de bovinos na própria fazenda
- Fundos agrícolas já podem ser indicados à calculadora da Receita
- Reforma tributária isenta cesta básica de impostos
- Volta de Trump ao poder deve acirrar concorrência agrícola entre Brasil e EUA
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
Vencedores da 10ª edição do Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar (com respectivo número do estande)
MEL
1° lugar: Mel da Longevidade – 181
2° lugar: Avapis – 008
3° lugar: Casa do Mel Schendler – 144
LINGUIÇA DE CARNE SUÍNA DEFUMADA
1° lugar: Casa Colonial Hermes – 049
2° lugar: Embutidos Coloniais Mewius – 232
3° lugar: Koloniehaus – 128
QUEIJO COLONIAL
1° lugar: Agroindústria Konzen – 053
2° lugar: Ferrari Alimentos – 137/138
3° lugar: Somacal – 208
CACHAÇA PREMIUM
1° lugar: Unser Schnaps – 165
2° lugar: Cachaçaria Wille – 188
3° lugar: Belvedere – 228
CACHAÇA PRATA
1° lugar: Destilados Santin – 160
2° lugar: Unser Schnaps – 165
3° lugar: 3fortuna – 076
DOCE DE LEITE
1° lugar: Sul Leite – 153
2° lugar: Queijaria Alvorada Missioneira 134
3° lugar: Casa San Lucio Laticínios – 277
SALAME TIPO ITALIANO
1° lugar: Embutidos Fioresi – 014
2° lugar: Dalla Vecchia – 085
3° lugar: Agrobreda – 102
CUCA ITALIANA
1° lugar: Zanotto Pigatto – 212
2° lugar: Kalimentos (Kleinert) – 170
3° lugar: Nona Diva – 051
CUCA ALEMÃ
1° lugar: Nona Diva – 051
2° lugar: Terra e Vida – 038
3° lugar: Casa Colonial Hermes – 048
SUCO DE UVA INTEGRAL
1° lugar: Gallon Sucos – 007
2° lugar: Orgânicos Mariani – 177
3° lugar: MATA NATIVA – 213/214
VINHO TINTO DE MESA SECO
1° lugar: Vinhos Foresti – 035
2° lugar: Vinícola De Bastiani – 122
3° lugar: Cantina Santa Fé – 151
Pavilhão da Agricultura Familiar
O pavilhão reúne 337 expositores de 166 municípios gaúchos. Além do Rio Grande do Sul, estão presentes agroindústrias de Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro presentes. O espaço segue aberto para visitação na Expointer até domingo (4/9), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.