Conab muda diretor após polêmico leilão de arroz

A decisão foi do Conselho de Administração da companhia, durante reunião extraordinária realizada nesta terça-feira, 25.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) destituiu Thiago José dos Santos do cargo de diretor-executivo de Operações e Abastecimento. A decisão foi do Conselho de Administração da companhia, durante reunião extraordinária realizada nesta terça-feira, 25.

Na manhã desta terça-feira, enquanto Thiago cumpria agenda na Conab, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, disse que a situação “já estava resolvida”. Teixeira havia encaminhado o pedido de demissão do executivo na segunda-feira, 24.

Bashkir Curly, conheça o famoso cavalo cacheado

Na decisão sobre tirar Thiago do cargo, não fica claro se ele permanece atuando na Conab. O texto também não informa quem ficará no lugar. No entanto, o ministro Paulo Teixeira já disse ao Agro Estadão que o cargo seria ocupado por Silvio Porto que também é diretor de Política Agrícola e Informações da Conab.

Lembre o envolvimento de Thiago dos Santos com o leilão de arroz

Thiago dos Santos ocupava a diretoria responsável pela realização dos leilões de compra da Conab. O executivo afirma que coordenou 46 leilões em 2024, entre eles o certame para compra de 300 mil toneladas de arroz realizado no dia 6 de junho e cancelado pelo Governo Federal uma semana depois. 

O agora ex-diretor da Conab é ex-assessor de Neri Geller, que saiu da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura (Mapa), após virem à tona ligações com empresas que participaram do leilão. 

No gabinete do ex-parlamentar, Thiago foi colega de Robson França, dono da BMT e Foco Corretora – bolsa de mercadorias e corretora que arremataram parte do volume de arroz ofertado no leilão. Os dois apareceram juntos em fotos nas redes sociais logo no mesmo período em que a BMT foi cadastrada na Conab, em abril de 2023.

Nesta entrevista exclusiva ao Agro Estadão publicada na última sexta-feira, 21 , o Thiago disse que não cometeu nenhum erro no processo do leilão de arroz. Neste domingo, 23, ele preferiu não comentar a decisão do ministro Paulo Teixeira sobre o pedido de demissão.

Nesta terça, o Agro Estadão procurou novamente Thiago para comentar a decisão sobre ser destituído do cargo. Em nota, ele disse que segue “em paz, com o dever cumprido” por ter retomado programas de estoques públicos e atendido demandas sociais. (confira nota na íntegra abaixo).

Como funciona a escolha de diretores na Conab

A Diretoria Executiva (Direx) da Conab é formada pelo presidente e quatro diretores, e seus membros são eleitos pelo Conselho de Administração. Já o conselho tem um presidente e quatro conselheiros. 

O regimento interno da Direx diz que um diretor pode deixar o cargo mesmo estando em licença. O presidente da Conab, Edegar Pretto, deve escolher um interino entre os demais diretores. Esse fica ocupando a diretoria até a definição do substituto.

O que diz Thiago dos Santos:

Sigo em paz, com o dever cumprido pegando uma diretora que estava praticamente abandonada, reerguendo a rede armazenadora própria e de parceiros, retomando os programas de estoque público, sempre atendendo demandas sociais como cestas de alimentos com a crise climática no Rio Grande do Sul e o apoio humanitário aos yanomami, o abastecimento durante a seca de milho para ração animal no Nordeste, pouco mais de um ano e muito trabalho feito até aqui, desejo sorte ao conselho de administração da empresa , a Diretoria executiva que sempre me apoiou nas ações da Dirab, ao ministro Paulo Teixeira que é supervisor da Conab e ao governo do Presidente Lula.

Fonte: Estadão Conteúdo

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM