O acordo irá abranger as atividades de pesquisa, desenvolvimento, treinamento, transferência de tecnologia para elaboração e divulgação de informações agropecuárias.
A fim de qualificar ainda mais os dados do setor agropecuário brasileiro, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Banco do Brasil (BB) assinaram um acordo de cooperação técnica para desenvolvimento de informações entre as instituições. O acordo visa desenvolver atividades de colaboração técnico-científica para elaboração e divulgação de informações agropecuárias e participação conjunta em feiras e eventos do agronegócio.
“Até aqui conseguimos retomar todas as políticas da Conab que tinham sido findadas ou diminuídas para todo o campo agrícola. Agora damos um passo a mais. A partir desta parceria, nós vamos, além de dar uma robustez para os nossos dados, ser mais assertivos. Isso é bom para o nosso produtor, é bom para o governo e também para outros países que dependem do que a gente produz aqui. E poder colocar também toda a expertise do Banco do Brasil sobre o mercado agrícola, oferecer essas informações para a sociedade e para o governo vai ser muito importante para a agropecuária brasileira”, reforça o presidente da Conab, Edegar Pretto.
O acordo irá abranger as atividades de pesquisa, desenvolvimento, treinamento, transferência de tecnologia para elaboração e divulgação de informações agropecuárias. Ainda segundo o documento assinado, estão previstas ações promocionais conjuntas em feiras e eventos que as instituições definirem como estratégicas. O Acordo possui validade de 36 meses, podendo ser prorrogado mediante a celebração de Termo Aditivo.
“Esta parceria inédita entre Conab e Banco do Brasil vai possibilitar, dentre outras iniciativas, a melhoria de processos e a geração e divulgação de informações com subsídios mais qualificados e enriquecidos, contribuindo para o aprimoramento da previsibilidade e da administração no campo, para o planejamento financeiro, para os controles e a gestão de riscos, para as tomadas de decisão e a atuação em geral nas diversas atividades do dia a dia no campo, analisa o Vice-presidente de Agronegócios e Agricultura Familiar do Banco do Brasil, Luiz Gustavo Braz Lage. “Acho importante a união de forças e expertise dessas duas grandes instituições, importantes e estratégicas para o país. Temos várias outras oportunidades e vamos avançando nessa parceria”.
Entre as ações previstas no Acordo, também está a disponibilização de treinamentos para capacitação das equipes das instituições. “Nós temos uma expectativa muito grande de qualificar ainda mais os nossos trabalhos, em especial os de levantamentos de safras. Nós temos um desafio enorme em relação ao que será a próxima safra em função das questões climáticas, mais uma vez. Esta parceria, buscando qualificação e precisão, é fundamental para que a gente consiga fazer um trabalho de muita qualidade e entregá-lo ao governo e sociedade na forma exigida pela relevância que a questão da produção agrícola tem no país. Mas que este seja o ponto de partida e que possamos avançar para outros produtos”, ressalta o diretor de Política Agrícola e Informações da Companhia, Sílvio Porto.
A gerente executiva da Diretoria de Agronegócios e Agricultura Familiar do BB, Ketlin Sfair Antunes, destaca a importância do trabalho em parceria entre as instituições para o setor agrícola brasileiro. “Uma palavra para destacar aqui é conquista. O agro não se faz sozinho e é importante ter essa sinergia. Nós temos mais 200 profissionais de ciências agrárias no campo, no dia a dia dos produtores, mais de 5 mil agências, mais de 5 mil parceiros, muita proximidade com os clientes e isso somado a expertise, ao conhecimento e aos números que a Conab tem fomenta cada vez mais o setor. O setor precisa de números, de assistência, de empreendedores, de crédito e a gente enxerga isso tudo nessa parceria”, afirma.
Fonte: Conab
VEJA TAMBÉM:
- Brasil deve embarcar até 5,828 milhões de t da soja em setembro, aponta ANEC
- Arroz gourmet: saiba como o clima influencia na produção de arroz no litoral gaúcho
- Conab: produção de soja em 2024/25 deve crescer 12,82% para 166,28 milhões de t
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.