Tabela criada pela Associação de Criadores de Búfalos mostra a diferença entre o leite de vaca e búfala, confira o comparativo.
Os búfalos são animais dóceis e do leite bubalino cria-se um dos queijos mais nobres do mundo: a mozzarella de búfala. O Brasil possui hoje o maior rebanho do Ocidente, mas pouca gente sabe disso. São 3 milhões de cabeças, número impressionante.
No Brasil, são reconhecidas pela Associação Brasileira de Criadores de Búfalos quatro raças: Mediterrâneo, Murrah, Jafarabadi (búfalo-do- rio) e Carabao (búfalo-do- pântano). Cada uma dessas raças de búfalos possui características próprias, mas todas são encantadoras pela docilidade. É difícil encontrar um criador de búfalos que não se apaixone pelo seu rebanho.
Leia também
- Carne de búfalo ganha mercado e vira até hambúrguer
- Vantagens do gado Jersey, qualidade do leite é diferencial
- As principais raças de gado leiteiro utilizadas no Brasil
- Diferença na qualidade do leite das vacas Jersey e Holandesas
Embora sejam 3 milhões de cabeças espalhadas em território nacional, isso representa apenas 1,4% do rebanho bovino, que possui 212 milhões de cabeças.
Composição do leite de búfala x leite de vaca
Essas são algumas diferenças entre o leite de búfala e o leite de vaca.
É importante saber que os búfalos que temos no Brasil são da espécie doméstica, sendo caracterizados como mansos e dóceis.
Os búfalos são mamíferos pertencentes à grande família dos bovídeos. Na família dos bovídeos há inúmeras espécies, destacando-se as 3 acima.
- Búfalo Doméstico é o Bos Bubalus – búfalo originário da Índia, onde foi provavelmente domesticado. É desta espécie que advém o leite que produz os derivados, tais como a mozzarella de búfala e os demais queijos.
- Búfalo Africano é o Bos Caffer – búfalo selvagem, originário da África, reputado feroz, não existe no Brasil.
- Bisão Americano é o Bos Americanus, encontrado nos Estados Unidos da América e também não encontrado no Brasil.
Sultão: Búfalo de R$ 10 milhões que bebe whisky
Adaptado da ABCB