Como vai ficar o frio? Veja previsão para os próximos dias

Apesar da previsão de aumento gradual das temperaturas ao longo da semana, ainda há risco de geada em localidades específicas, com temperaturas mínimas oscilando entre 2 ºC e 3 ºC; confira previsão

O último fim de semana foi caracterizado por temperaturas extremamente baixas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com diversos locais registrando geada e temperaturas negativas. Na Serra Catarinense, os termômetros chegaram a impressionantes -7 ºC, tornando a região um dos pontos mais frios do país. De acordo com Arthur Müller, meteorologista do Canal Rural, o frio continuará presente nesta terça-feira (2), mas deve começar a perder força nos próximos dias.

Apesar da previsão de aumento gradual das temperaturas ao longo da semana, ainda há risco de geada nas regiões serranas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, sul do Paraná e na Campanha Gaúcha, com temperaturas mínimas oscilando entre 2 ºC e 3 ºC.

Em Passo Fundo (RS), por exemplo, espera-se uma elevação das temperaturas a partir de hoje e na quarta-feira (3), com sol e máximas de 20 ºC. Contudo, uma nova frente fria deve trazer chuvas e uma máxima de 19 ºC na quinta-feira (4).

No Sudeste, o frio chegou com força, mas sem registros de geada. As temperaturas também devem subir gradativamente nos próximos dias. Em São Paulo, as mínimas variam entre 12 ºC e 13 ºC, enquanto na Serra da Mantiqueira os termômetros registram mínimas entre 9 ºC e 10 ºC. No interior paulista, a previsão para terça e quarta-feira é de sol, com máximas entre 26 ºC e 28 ºC, subindo para 29 ºC na quinta-feira.

No Centro-Oeste, Amambai (MS) registrou uma mínima de 4,5 ºC na segunda-feira, com risco pontual de geada, mas sem confirmação oficial. Na terça-feira, as mínimas no sul de Mato Grosso do Sul devem subir para 15 ºC, e em Amambai, para 13 ºC, com uma tendência de aumento contínuo durante a semana.

No centro-norte de Mato Grosso, as temperaturas chegam a 37 ºC em alguns pontos, diminuindo a umidade relativa do ar e aumentando o risco de incêndios. As chuvas volumosas são previstas para o norte do Brasil, especialmente em Roraima, enquanto no Nordeste, a precipitação se concentra na faixa litorânea. No Matopiba, a previsão é de uma terça-feira ensolarada, com máximas de 35 ºC.

No Rio Grande do Sul, uma nova frente fria deve trazer chuvas de quarta-feira até sexta-feira (5). No entanto, essa frente fria não será suficiente para causar geadas novamente, nem para trazer chuvas significativas para São Paulo, Triângulo Mineiro e Centro-Oeste, regiões que estão necessitando de precipitação para o milho segunda safra, que está em fase de enchimento de grãos.

Escrito por Compre Rural.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM