Condicionamento na fase da recria prepara os animais para a transição das secas para o período das águas. Técnica de manejo recupera o rebanho castigado pela estiagem em 30 dias, para entrar nas chuvas reestabelecido.
O Brasil tem passado por um período de estiagem fora do comum para essa época do ano. Segundo estudo realizado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), baseado em imagens de satélite, mais da metade do território nacional, cerca de 55%, está comprometida devido à seca.
No calendário pecuário, os meses de setembro e outubro são considerados de transição da seca para o período de chuvas, momento em que o pecuarista avalia seu rebanho e planeja qual o caminho para a engorda dos animais, que seguirão para o abate no fim do ciclo.
Com o pasto seco e a baixa qualidade do alimento, alguns criadores encontram nesta fase de transição um grupo de bezerros com baixo escore corporal e que precisam de uma maior atenção na nutrição para recuperar os prejuízos da estiagem e entrarem no período de chuvas mais preparados para atingir a meta de peso esperada.
Neste cenário, o zootecnista e diretor técnico industrial da Connan, Bruno Marson, indica a adoção do manejo de condicionamento, com prazo de 30 dias, que tem como objetivo restabelecer o ganho de peso dos animais que estão em recria.
“Como a seca deste ano foi muito severa e prolongada, a tendência é que esses animais sofreram demais. Assim, esses 30 dias de condicionamento podem ser usados para tentar restabelecer o crescimento desses bezerros, como ‘religar os motores’ deles para a próxima fase. Está técnica serve para preparar os animais para as chuvas e o ganho de peso que o período proporciona”, explica Marson.
De acordo com ele, devido à seca prolongada, os bezerros estão saindo de um pasto extremamente seco, muitas vezes quase sem folha. Com o início do período das pancadas de chuva é comum que o pasto comece a brotar e oferecer uma folhagem mais fresca em alguns pontos, o que pode prejudicar o ganho de peso, já que os animais saem em busca delas.
“O animal está saindo de um período de seca, e de repente começa a ver uma folha mais verde em alguns pontos do pasto. Claro que ele vai querer comer a folha mais tenra. Só que, nessa procura por folhas verdes, ele fica mais tempo pastejando, e consequentemente, mais tempo em pé e caminhando, fazendo com que seu ganho de peso não chegue ao nível esperado”, destaca.
30 dias de condicionamento na fase da recria
Com o objetivo de fazer esse bezerro chegar no ganho de peso o mais rápido possível, entra o condicionamento de transição. Marson observa que a indicação dessa técnica pode variar dependendo da capacidade de renovação do pasto, que está relacionada à quantidade de chuva.
“Normalmente isso ocorre quando chove cerca de 80 a 100 milímetros e quando o solo capta e faz uma boa reserva da água. Porém, se o solo fica mais de 15 dias sem chuvas, as novas plantas não vingam e a transição começa a ficar muito longa. Para estes lugares, com as características acima e animais que sofreram muito com a seca, é uma recuperação de peso interessante de se fazer”, afirma.
Para fazer o condicionamento, o pecuarista precisa reservar áreas de pastagem com boa disponibilidade de folhas, sem pragas, e dispor os bezerros em piquetes menores, limpos e com sombra. Além disso, é importante disponibilizar 15 a 20 centímetros por cabeça entre os animais.
Para ajudar nesse ganho de peso, o zootecnista indica o uso de um quilo de suplemento Connan Master 1000 por cabeça por dia. Com essas medidas, a tendência é que o animal ganhe em torno de 10 quilos nesses 30 dias.
“É um tratamento muito viável financeiramente, porque acelera a recuperação dos animais para o período das chuvas. Com animais recuperados mais cedo, o aproveitamento das pastagens verdes será maior, otimizando o retorno financeiro ao pecuarista”, finaliza Marson.
Sobre a Connan
Com sede em Boituva (SP) e filial em Campo Verde (MT), a Connan – Geração de Resultados iniciou suas atividades em 2004 e tem como principais acionistas os engenheiros agrônomos Fernando Penteado Cardoso Filho e Eduardo Penteado Cardoso, membros da família fundadora da empresa MANAH, do famoso slogan “Com MANAH adubando dá”, criado pelo patriarca Dr. Fernando Penteado Cardoso. Os dois irmãos, e sócios, também são detentores da patente Nelore Lemgruber, desenvolvendo e expandindo a genética na Fazenda Mundo Novo, localizada em Uberaba (MG).
Com mais de 150 representantes comerciais, a Connan é a única empresa nacional a produzir o próprio fosfato bicálcico e possuir a tecnologia Aglomerax, o que lhe confere grande diferencial competitivo e garantia de qualidade dos produtos.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Vaca Nelore Carina FIV do Kado bate recorde mundial de valorização
Tri Grande Campeã da raça Nelore, com os títulos da Expoinel em 2023 e 2024 e da Expozebu 2024 Carina FIV do Kado acaba de entrar para a história como a vaca mais valorizada do mundo, quebrando o recorde anterior de Viatina-19
Continue Reading Vaca Nelore Carina FIV do Kado bate recorde mundial de valorização
‘Boicote ao boicote’: cadeia produtiva de bovinos quer deixar o Carrefour sem carne
A resposta brasileira foi rápida e coordenada. Cadeia produtiva de bovinos, incluindo frigoríficos como JBS, Marfrig e Masterboi interromperam o abastecimento às lojas do grupo deixando o Carrefour sem carne, e já faltam alguns cortes.
Continue Reading ‘Boicote ao boicote’: cadeia produtiva de bovinos quer deixar o Carrefour sem carne
Jonh Deere enfrenta possíveis tarifas com sólida estratégia, diz CEO
Segundo o CEO da companhia, a Jonh Deere possui uma estratégia robusta para minimizar os impactos das tarifas, com forte presença de fabricação nos Estados Unidos.
Continue Reading Jonh Deere enfrenta possíveis tarifas com sólida estratégia, diz CEO
Maior refinaria de açúcar do mundo terá fábrica no Brasil para processar 14 milhões de t/ano
Al Khaleej Sugar investe na Bahia e projeta transformar o estado em um dos maiores polos de exportação de açúcar e produção de bioenergia do mundo, com geração de 50 mil empregos e foco em inovação sustentável.
Pecuarista é condenado a 3 anos de prisão por matar mais de 100 pinguins na Argentina
Segundo a acusação, homem esmagou ninhos e atropelou animais ao abrir uma via rural ao lado de uma reserva. Apesar da pena, pecuarista deve ficar em liberdade.
Nova CNH em 2025 só para carros automáticos? Entenda
Projeto de lei que visa autorizar aula de direção em carros com câmbio automatizado gera polêmica nas redes sociais.
Continue Reading Nova CNH em 2025 só para carros automáticos? Entenda