O plantio da soja, segundo a Agência Safras, está acima da média dos últimos cinco anos e também apresenta ritmo acelerado em relação à semana passada.
O plantio da safra de soja 2024/25 no Brasil chegou a 78,2% da área prevista até o dia 14 de novembro, segundo dados da consultoria Safras & Mercado. O número é superior à média dos últimos cinco anos, que é de 71,1%.
Em comparação com a semana passada, quando o índice era de 69,1%, o ritmo do plantio tem se acelerado. Em relação ao ano passado, quando o progresso era de 68,2% no mesmo período, o cenário também é mais positivo, o que pode favorecer o ciclo da soja e possibilitar uma colheita mais antecipada.
O clima no plantio e colheita da soja
As condições climáticas variam entre as principais regiões produtoras da soja. Em algumas áreas, como o Centro-Oeste e o Sul, a chegada de chuvas fortes pode atrasar os trabalhos no campo, afetando tanto o plantio quanto a colheita.
Em algumas regiões, o tempo firme e a previsão de chuvas moderadas nos próximos dias devem ajudar na recuperação da umidade do solo e no desenvolvimento das lavouras. Na região Norte, por exemplo, o retorno da umidade favorece tanto a soja quanto o milho.
Por outro lado, o Oeste de Mato Grosso do Sul enfrenta um período de seca nas lavouras de soja, com a falta de chuvas prevista para persistir por cerca de 10 dias. Esse quadro eleva o risco de incêndios, exigindo cuidados redobrados dos produtores.
A expectativa é que as chuvas mais volumosas só retornem no final de novembro, e a umidade do solo deverá ser recuperada mais efetivamente apenas em dezembro. Até lá, os produtores precisarão recorrer à irrigação para garantir a saúde das lavouras.
Com Agência Safras
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Como o Biochar está ajudando a NetZero a alcançar metas climáticas ambiciosas
O biochar, uma solução sustentável e inovadora, tem transformado o agronegócio ao alinhar produtividade agrícola com a luta contra as mudanças climáticas. Entenda como a NetZero está liderando essa transformação. A NetZero, uma green tech franco-brasileira, tem se destacado no desenvolvimento e aplicação do biochar, um condicionador de solo produzido a partir de biomassa residual.…
Continue Reading Como o Biochar está ajudando a NetZero a alcançar metas climáticas ambiciosas
STJ decide: recuperação ambiental pode afastar indenização por dano – entenda como isso impacta o produtor rural
Para entender o impacto dessa decisão, é essencial compreender as diferenças entre dano, impacto e risco ambientais.
Sebrae Minas vai conectar cafeicultores ao mercado e a tendências de inovação e sustentabilidade durante a SIC
Público do evento poderá conhecer e degustar os melhores cafés das nove regiões produtoras apoiadas pela instituição no estado.
Soja em Chicago tem manhã estável; leia a análise completa
A soja registrou queda nos contratos, com o grão apresentando leve recuo, o farelo em queda e o óleo registrando valorização.
Continue Reading Soja em Chicago tem manhã estável; leia a análise completa
Nespresso reforça seu compromisso com a cafeicultura regenerativa na SIC 2024
Marca pioneira em café de alta qualidade sustentável lidera painel sobre resiliência e rentabilidade no regenerativo e promove ações com foco em sustentabilidade.
Continue Reading Nespresso reforça seu compromisso com a cafeicultura regenerativa na SIC 2024
Confira a nota da ABCZ sobre a declaração do CEO da rede Carrefour na França
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) manifesta repúdio sobre a declaração do CEO da rede Carrefour na França.
Continue Reading Confira a nota da ABCZ sobre a declaração do CEO da rede Carrefour na França