Entenda como funciona uma central de inseminação e quais são os passos que o touro segue para ter sua genética coletada e distribuída.
A reprodução de bovinos é um assunto amplo e cresce dia após dia no Brasil, tecnologias estão sendo empregadas em todo canto desse país, principalmente a A IATF (inseminação artificial em tempo fixo). Nessa corrida as centrais de inseminação viraram grandes parceiras nesse processo, pois são elas que cuidam e processam a genética dos reprodutores, e faz chegar até você, as palhetas de sêmen dos touros que serão usados na sua estação de monta.
Por isso, nós chamamos o Pedro Araújo, zootecnista e gerente comercial da Central Bela Vista para um bate-papo bem descontraído. Durante quase uma hora discorremos sobre vários aspectos, de qual o papel da central de inseminação, chegada dos reprodutores na central, nutrição, bem-estar animal.
Pedro também nos contou sobre como é o processamento desse sêmen, logo após ser coletado, quantas doses são produzidas por monta, controle de qualidade, motilidade e vários outros fatores.
E se você ficou curioso se você pode pode levar seu reprodutor para coletar sêmen através da central, Pedro conta como é o processo, quais são os requisitos genéticos e quais os custos para manter um reprodutor em uma central.
Confira conosco através do vídeo:
Sobre a Bela Vista
Hoje a Bela Vista é a maior central de coleta e processamento de sêmen da América Latina conta com 130 hectares, fica na cidade de Botucatu (SP). A localização privilegiada e o isolamento sanitário são importantes diferenciais para a produção de sêmen congelado de bovinos e bubalinos das mais diversas raças de corte e leite, com elevado índice de fertilidade, excelência genética a preços comerciais e garantia total de qualidade.