Afinal de contas, qual medicamento pode ser aplicado em vacas leiteiras em estágio de lactação para combater carrapatos? Veja o que a Embrapa preparou!
Existe algum medicamento contra carrapato que possa ser aplicado em vacas em lactação? Essa pergunta é uma dúvida grande, na maior parte das fazendas leiteiras do Brasil. E todos sabem da importância do combate desses parasitas para a saúde animal e também para evitar grandes perdas na produção.
As perdas por parasitismo e Tristeza Parasitária Bovina (TPB) estão dentre as maiores preocupações dos produtores de leite, com perdas econômicas severas, as quais foram estimadas, apenas considerando a produção leiteira, em 90kg de leite/ vaca/ lactação (Grisi et al. 2014).
Há disponível no mercado diversos produtos que podem ser utilizados para combater carrapatos em vacas em lactação. Contudo, é preciso verificar quais exigem carência para o consumo do leite, que pode estar contaminado por resíduos de carrapaticidas em quantidades que podem prejudicar a saúde do ser humano.
Alguns necessitam de horas, enquanto outros de dias para ser liberados, o que pode ser consultado na bula do próprio carrapaticida. No entanto, o critério determinante para a escolha do medicamento para uso em cada propriedade deve ser a eficiência, analisada por meio de um teste laboratorial.
A Embrapa Gado de Leite realiza gratuitamente essa avaliação para produtores de todo o país. Basta coletar e enviar amostras de carrapatos de acordo com as informações contidas no link www.embrapa.br/gado-de-leite/infraestrutura/laboratorios/parasitologia.
Com o resultado do teste, o produtor poderá escolher entre os produtos eficientes contra carrapatos, que exigem menor carência para leite, seja de menor preço e de fácil acesso no mercado da região, entre outros critérios.
- Frigorífico móvel que faz o abate de bovinos na própria fazenda
- Fundos agrícolas já podem ser indicados à calculadora da Receita
- Reforma tributária isenta cesta básica de impostos
- Volta de Trump ao poder deve acirrar concorrência agrícola entre Brasil e EUA
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
Consultora: Márcia Prata, pesquisadora da Embrapa Gado de Leite, Rua Eugênio do Nascimento, 610, Dom Bosco, Juiz de Fora (MG). CEP: 36038-330. Tel.: (32) 3311-7400. Site: www.embrapa.br/fale-conosco