Como calcular a taxa de lotação

A taxa de lotação é a relação entre o número de unidades animais (UA) e a área por eles ocupada. Aprenda como calcular a taxa da sua fazenda!

A taxa de lotação é um índice que auxiliará na definição do manejo e na demanda por alimentos, melhorando o aproveitamento das pastagens consumida pelos animais na fazenda.

A taxa de lotação é a relação entre o número de unidades animais (UA) e a área por eles ocupada. O uso da unidade animal no cálculo da taxa de lotação tem a finalidade de padronizar o efeito das diferentes categorias animais sobre o pasto. O fornecimento de suplementação alimentar provoca distorções no cálculo da taxa de lotação. 

É importante aprender o cálculo da taxa de lotação (TL) ideal, para atingir o máximo de ganho de peso do rebanho e conseguir manter suas pastagens produtivas e perenes. A TL é definida pelo número de unidades animais (UA) dividido pela a área pastejada. 

Por exemplo: se você possui uma área de 40 hectares, com 200 cabeças, a taxa de lotação será de 5 cabeças por hectare.

Já a capacidade de suporte é definida como: a máxima taxa de lotação que uma determinada área aguentaria, sem comprometer o desempenho dos animais em um determinado período de tempo, respeitando o ecossistema pastoril. Nesse sentido, a capacidade de suporte pode variar ao longo do ano, em função das mudanças climáticas – precipitação, temperatura, horas de luz –, tipo do solo, espécie forrageira e nível de adubação.

Mas você sabe qual a melhor TL para adotar no manejo do seu pasto, ou da sua fazenda?

É comum nos depararmos com cenários em que a taxa de lotação está abaixo ou acima da capacidade de suporte da pastagem, o que resultará em problemas de sub-pastejo ou super pastejo.

Sub pastejo

No caso do sub-pastejo, a taxa de lotação está abaixo da capacidade de suporte do pasto (menos animais por área), permitindo que o animal selecione as partes mais nutritivas das plantas e apresente maior consumo, o que resulta em maior ganho individual e menor ganho por área (Figura 1).

Nesse caso, o acúmulo e o excesso de forragem pode comprometer a estrutura do pasto, resultando em desperdício.

Super pastejo

Por outro lado, no super pastejo, a taxa de lotação é mais alta do que a capacidade de suporte, assim, como a “pressão de pastejo” é maior, o animal não consegue selecionar as melhores partes da planta e gasta mais tempo para pastejar – o que reflete na redução do consumo –, comprometendo o desempenho individual dos animais.

Precisamos tomar muito cuidado ao explorar o ganho por área a partir do aumento da taxa de lotação, uma vez que, a partir de certo ponto, o consumo de forragem pelo animal é comprometido de tal forma que faz com que o ganho por animal e por área caiam (Figura 1).

É preciso cuidado ao exceder a TL, pois o ganho por animal e por área cairão.

O erro na taxa de lotação adotada é a principal causa da degradação das pastagens e da baixa produção. 

Figura 1: Adaptado de Mott, 1960.

A Taxa de Lotação adequada proporciona:

  • Adequação do número de animais a pasto
  • Evita a degradação das pastagens
  • Maior ganho de peso do rebanho
  • Maior produção de @/ha/ano
  • Maior rentabilidade
  • Planejamento nutricional adequado
  • Lucros turbinados na pecuária

Além da taxa de lotação, é necessário que seja analisada a capacidade de suporte, que é definida como: a máxima taxa de lotação que uma determinada área aguentaria, sem comprometer o desempenho dos animais em um período de tempo, respeitando assim o ecossistema pastoril. 

Portanto a capacidade de suporte pode variar ao longo do ano, devido ao clima, tipo do solo e nível de adubação.

Outro fator que influencia a taxa de lotação é o tipo de forrageira. Cada espécie tem um potencial de produção que vai definir quanto de forragem estará disponível para os animais se alimentarem!

Tabela 1: Altura de entrada e saída de diferentes forrageiras.

Lembre-se:

“Se você não pode medir, não pode gerenciar”, Peter Drucker.

Cada fazenda é uma realidade, então o ideal é que todas as decisões se baseiem na sua realidade e nos dados que você tem na mão.

A suplementação pode ajudar a aumentar a taxa de lotação e ser uma excelente ferramenta, quando a intenção é o ganho por área, além de ajudar a corrigir problemas quando houver falhas no manejo das pastagens.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM