Quando visito uma fazenda pela primeira vez gosto de observar e conhecer a tropa de serviço. Afinal ela é a frota dos vaqueiros. Será?
Zootecnista Luiz Roberto Zillo
Pois bem, de alguns anos pra cá com a inclusão de tecnologias na pecuária, novos métodos de suplementação a pasto pedindo agilidade nas tarefas do dia a dia houve uma significativa troca de frota animal pela mecânica.
Falo das motos, dos triciclos, dos quadrículos que vem de certa forma tomando espaço dos cavalos. Na verdade a tropa aumenta muito, mas em cavalos vapor.
Deixando a brincadeira de lado quantos de vocês cuidam da tropa como ela merece?
Sei que novos tempos chegaram, sou a favor das motos, mas temos sempre que ter um cavalo de lida, pois em muitos serviços eles são insubstituíveis.
Algumas vezes pergunto quando faço diagnóstico de uma propriedade onde utilizam motocicletas qual a gasolina utilizada nesses veículos. Uns dizem comum mesmo e muitos relatam que utilizam a aditivada.
É importante ter uma manutenção periódica nessas motos, pois geralmente estão longe dos centros urbanos onde devem ser feitas revisões e reparos caso necessite. Ela tem que estar em bom estado pra não deixar o vaqueiro na mão nem o serviço pra trás.
Mas e com a tropa qual aditivo você costuma utilizar?
Na maioria das vezes ouço, dou sal mineral pra equinos, vermífugo em pasta e às vezes um cálcio injetável. Outras vezes ouço: a tropa “lambe” sal do cocho dos bovinos mesmos e alguns até arriscam um milhinho de vez em quando. Mas geralmente vejo um completo descuido para com eles.
A tropa deve ser tratada como o patrão trata o triciclo dele. Devemos fornecer além dos minerais necessários pra mantença, algo a mais pra trabalho e serviço pesado. Adquirir ração concentrada pelo menos de manutenção. Ou produzir na fazenda mesmo, mistura com rolão de milho por exemplo.
Procure ter um pasto destinado apenas aos animais de serviço comum capim de boa qualidade e de fácil colheita, pois existem alguns ,ais específicos como as estrelas, Tifton e algumas novas variedades lançadas recentemente.
Ver o gado, as pastagens, as cercas torna o animal insubstituível muitas das vezes. Observar um lote de gado de cria, por exemplo, é tarefa pra estar montado em um cavalo. Observação de cio, fazendas com relevo íngreme, apartação de lotes dentre outros torna o animal indispensável.
Portanto não devemos nunca deixar de tratar a tropa como ela merece. Pense nisso, consulte os vaqueiros sobre a tropa, eles sabem como ninguém como deve ser tratado um animal de trabalho e conhecem um a um. Afinal é muitas vezes o companheiro de horas de lida e carrega uma responsabilidade de estar sempre em boas condições para que não case acidentes aos seus comandados.
Pense nisso. O Bem Estar Animal também vale pra tropa.