“A cada novo recorde de safra e crescimento das exportações, é necessária a adequação da infraestrutura de acesso aos portos e de capacidade para escoamento da safra”.
A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados debate, nesta quinta-feira (18), os gargalos e desafios para escoamento da safra brasileira. O debate foi solicitado pelo deputado Tião Medeiros (PP-PR).
O parlamentar cita dados Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que indicam que os terminais portuários movimentaram 1,2 bilhão de toneladas de carga em 2022. Mais de 90% dos produtos enviados ao comércio exterior saem dos portos.
“A cada novo recorde de safra e crescimento das exportações, faz-se necessária a adequação da infraestrutura de acesso aos portos e de capacidade para escoamento da safra”, explica o parlamentar. Ele considera urgente a necessidade de mitigar os gargalos logísticos que oneram os custos de movimentação de produtos, para aumentar a competitividade no mercado internacional.
Tião Medeiros cita um levantamento da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) sobre gargalos logísticos para o escoamento de grãos que indica, por exemplo, que 63% da exportação de soja e milho são feitas por portos das regiões Sul e Sudeste, sendo que 71% de sua produção estão nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
O debate está agendado para as 10 horas, no plenário 6.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
VEJA TAMBÉM:
- Mapa lança a terceira etapa do Projeto ConSIM
- Mapa busca desenvolver agricultura e pecuária na África e estreitar as relações comerciais
- Como o Programa Nacional de Pastagens Degradadas atuará para a conservação do solo
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.