A cooperativa investiu R$ 150 milhões na construção do armazém em Mineiros (GO), que será inaugurado no próximo dia 20.
A Comigo, uma das três maiores cooperativas do Brasil, vai inaugurar no próximo dia 20 a maior unidade armazenadora de grãos do Centro-Oeste. Ela terá capacidade para 3,3 milhões de sacas de soja e milho. Está localizada em Mineiros, no Sudoeste Goiano, região líder na produção de grãos em Goiás. Com isto, a precisão é de gerar 40 empregos diretos.
A Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo) investiu R$ 150 milhões na construção do armazém. Sendo parte de recursos próprios e outra obtida em financiamento bancário.
O presidente do Conselho Administrativo da Comigo, Antônio Chavaglia, diz ao EMPREENDER EM GOIÁS que a inauguração representa uma conquista não somente para os cooperados, mas também para o desenvolvimento do agronegócio e da própria região.
Atualmente, a Comigo, com sede em Rio Verde (GO), tem 20 unidades armazenadoras no Sudoeste do Estado. Além de uma indústria de beneficiamento de soja. Gera no total 3,3 mil empregos diretos.
Safra de soja
No ano passado, recebeu 55 milhões de sacas de grãos de soja. Desse total, 27,5 milhões foram beneficiadas pela indústria. Nesta safra, a expectativa é receber 60 milhões de sacas de grãos de soja. Embora as primeiras colheitas de lavouras precoces tenham apresentado queda significativa na produtividade.
Antônio Chavaglia disse que as perspectivas para o setor agrícola não são muito favoráveis. É que a falta de chuvas, no ano passado, afetou sobremaneira as lavouras. Além disso, os preços das commodities estão em baixa.
Diante deste cenário, neste ano a Comigo também vai colocar em stand by novos projetos de investimentos. “É preciso ter cuidado. Os juros estão muito altos e a nova reforma tributária desestimula qualquer investimento”, frisa Chavaglia.
Fonte: Empreender em Goiás
VEJA TAMBÉM:
- Soja: Chicago firma ganhos após feriado, buscando recuperação
- Brasil exporta 39,2 milhões de sacas de café 2023
- Etanol/Cepea: vendas crescem, mas preços seguem em queda
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.