Durante teste comparativo realizado em propriedade rural de grãos no Oeste da Bahia, a solução da Titan proporcionou maior economia e melhor eficiência na operação com uso de pneus LSW
Aliar redução de custos e elevar eficiência na operação é o objetivo que toda fazenda almeja para atingir maior produção e melhor rentabilidade ao fim do ciclo. Porém na prática essa não é uma tarefa fácil e a missão passa obrigatoriamente pelo manejo e alguns cuidados importantes. Um deles é a atenção com solo que precisa ser corretamente preparado para que a semente possa desempenhar todo seu vigor e performance. Com o uso de pneus LSW, fazenda conseguiu resultados incríveis.
Além de atenção com as características física, química e biológica do solo é essencial se atentar à compactação. Quando a área está compactada acaba interferindo em uma série de fatores, entre eles estão: o crescimento das raízes das plantas, retenção de água, elevação da vulnerabilidade do solo a processos erosivos. Tudo isso impacta diretamente na queda de produção das lavouras.
Entre os responsáveis por agravar essa situação, está o deslocamento inevitável das máquinas e equipamentos pesados em áreas agrícolas. Para ajudar a reduzir esse impacto que afeta diretamente a produtividade da fazenda, a Titan Pneus desenvolveu a tecnologia Low Sidewall (LSW), presente em sua linha agrícola.
Tratores equipados com os pneus com essa inovação exclusiva, apresentam melhor aderência, baixo índice de derrapagem, sempre dando a tração que o implemento precisa, com isso, melhoram a velocidade do plantio e geram maior conforto para o operador e durabilidade da cabine da máquina.
Outro ganho importante é com relação a redução de consumo e custos com combustível, gerando mais economia a propriedade e consequentemente maior rentabilidade no fim da safra. Foi justamente esse item comprovado durante testes realizados em uma fazenda de grãos no Oeste da Bahia, com a comparação entre um trator single utilizando o LSW1000/40R32 e LSW1100/45R46 (Titan) com um trator dual equipado com 480/70R34 e 710/70R42.
No total de 226 horas trabalhadas do equipamento com o pneu o LSW, utilizou 32,6 litros de diesel por hora, com um total de 7.390 litros. Já o trator com o pneu radial standard, durante 224 horas de trabalho, ele consumiu 36,13 l/h, totalizando 8.093l. Ou seja, a máquina com o pneu da Titan gerou uma economia de R$17.080,00.
De acordo com Carlos Bellon, coordenador de vendas da Titan, por ter perfil menor (baixo), a solução da Titan proporcionou ao trator uma eficiência de torque mais eficiente. “Diferentemente dos rodados duplos que dependendo da inclinação terreno exigem mais do motor devido a distribuição de peso, o LSW estabiliza o equipamento que consegue transferir mais força (torque) para o solo deixando ele mais eficiente”, disse.
Essa tecnologia foi desenvolvida também com foco em oferecer mais agilidade aos produtores, principalmente como alternativa aos rodados duplo, os quais a desmontagem e montagem para transporte são mais trabalhosos e demandam muito tempo. Ou seja, a solução proporcionou o aumento do diâmetro da roda, sem elevar o diâmetro externo do pneu.
Isso possibilita o transporte do trator sem a necessidade de desmontar o rodado. “Como cada produtor tem necessidades diferentes, a Titan Pneus oferece rodas e pneus LSW para uma variedade de equipamentos. Isso inclui colheitadeiras e tratores”, finalizou Bellon.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Gir na neve? Vídeo viral prova que o gado zebuíno também resiste ao frio intenso
Vídeo viral gravado nos Estados Unidos mostra que, com manejo correto, o gado Gir — conhecido pela tolerância ao calor — também consegue enfrentar temperaturas baixas e até neve.
Continue Reading Gir na neve? Vídeo viral prova que o gado zebuíno também resiste ao frio intenso
Por que cortar a ração drasticamente nas águas pode ser um tiro no pé
A ilusão do “pasto verde” leva muitos pecuaristas a suspenderem a suplementação na época das chuvas. Entenda por que essa economia custa caro no final do ciclo e como a estratégia certa pode antecipar o abate.
Continue Reading Por que cortar a ração drasticamente nas águas pode ser um tiro no pé
Mancha Crioula reúne genética selecionada em remate especial na cidade de Guaíba
Leilão no dia 6 de fevereiro oferece 24 lotes de cavalos Crioulos com avaliação positiva em morfologia e função.
Continue Reading Mancha Crioula reúne genética selecionada em remate especial na cidade de Guaíba
Homenagem Pá do Arroz valoriza destaques da cadeia orizícola na 36ª Abertura da Colheita
Tradicional distinção reconhece profissionais, entidades e produtores no dia 24 de fevereiro, em Capão do Leão, durante a Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas.
Mortalidade súbita no rebanho
As clostridioses estão entre as principais causas de morte de bovinos, e a vacinação é fundamental para reduzir essas perdas.
Agência de Inspeção de Saúde Animal de Taiwan detecta 7 casos de H5N1
O órgão informou que já foram registrados sete casos em granjas taiwanesas neste mês e convocou uma reunião de emergência.
Continue Reading Agência de Inspeção de Saúde Animal de Taiwan detecta 7 casos de H5N1





