Com trégua em Gaza, palestinos tratam os animais feridos

No norte da Faixa de Gaza, estilhaços de um ataque aéreo israelita que destruiu uma casa próxima também atingiram o estábulo de Omar Shahin, ferindo três dos seus quatro cavalos.

Grupos palestinos de bem-estar animal estão cuidando de cães e gatos de rua feridos durante o conflito de 11 dias entre militantes do Hamas e Israel, que viu Gaza ser atingida por centenas de ataques aéreos israelenses.

Pelo menos 253 pessoas foram mortas em Gaza e mais de 1.900 ficaram feridas, disseram as autoridades de saúde palestinas.

Os militares israelenses estimaram o número de mortos em Israel em 13, com centenas de pessoas tratadas de ferimentos depois que disparos de foguetes do Hamas causaram pânico e enviaram pessoas para lugares tão distantes quanto Tel Aviv correndo para abrigos.

Saeed El-Aer, proprietário da Sociedade Sulala para Treinamento e Cuidado de Animais, tem percorrido as ruas de Gaza em busca de cães e gatos abandonados e fornecendo-lhes medicamentos, comida e abrigo.

“Ainda recebemos ligações sobre cães e gatos feridos na guerra e ainda estamos tentando contatá-los para ajudá-los”, disse ele.

Assim que um cessar-fogo foi alcançado na sexta-feira passada, após as piores hostilidades em anos entre o Hamas e Israel, Aer correu para seu abrigo de animais, construído em um terreno que lhe foi dado pelo município no subúrbio de Zeitoun, no leste da cidade de Gaza.

“Encontrei todos os cães do lado de fora. Os cães estavam tristes, com medo e aterrorizados”, disse ele à Reuters. Ele disse que os bombardeios israelenses destruíram parte da cerca externa.

“Fiquei surpreso ao ver um burro morto e outro cavalo ferido, que morreu. Encontrei cães feridos por estilhaços e ainda os estou tratando”.

Gaza, onde vivem dois milhões de pessoas, enfrenta agora a tarefa de reconstruir infra-estruturas destruídas após o quarto conflito com Israel desde que o Hamas assumiu o controlo do enclave em 2007, estabelecendo um centro de poder rival da Autoridade Palestiniana na Cisjordânia ocupada por Israel.

No norte da Faixa de Gaza, estilhaços de um ataque aéreo israelita que destruiu uma casa próxima também atingiram o estábulo de Omar Shahin, ferindo três dos seus quatro cavalos.

Shahin não conseguiu resgatar um de seus animais, Amira, um cavalo de dois anos que morreu nove dias depois de ser atingido por um fragmento de míssil que causou fratura no crânio e hemorragia interna.

Fonte: Reuters

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM