Com temperaturas de 40ºC, Agosto vai castigar com dias de extremo calor

Temperaturas elevadas e seca persistem em várias regiões do país, afetando agricultura e logística; Confira como fica a previsão do tempo para o mês que se inicia

O começo do mês de agosto terá dias de extremo calor em alguns estados brasileiros. A temperatura passa dos 30ºC no Sul do país e ficará ao redor dos 40ºC no Centro-Oeste, de acordo com a análise das projeções dos modelos. Confira um resumo da previsão do tempo para este mês; as informações são da MetSul Meteorologia.

A análise do mapa de anomalia de temperatura para os próximos três meses mostra que o calor predominará no interior do Sudeste, Centro-Oeste e áreas do centro-sul da região Norte. A previsão é de que o calor comece a aliviar em setembro e outubro, com a volta gradual das chuvas, embora ainda abaixo da média.

Aquecimento nos próximos dias será acentuado no Centro-Sul. Temperaturas acima da média para o mês também serão registradas no Rio Grande do Sul, onde o frio costuma ser a condição dominante nessa época do ano. O estado terá máximas de até 10ºC ou mais acima do que é normal no começo de agosto.

Corrente de vento traz ar quente. Uma corrente de jato em baixos níveis, uma espécie de corredor de vento a cerca de 1.500 metros de altitude, vai atuar na segunda metade da semana, com ingresso significativo de ar quente.

Liderança e gestão pecuária: 10 Atitudes essenciais de líderes natos
Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

Até 40ºC no Centro-Oeste. A primeira semana de agosto será excessivamente quente no Centro-Oeste do Brasil. O calor será muito intenso, principalmente na capital do Mato Grosso. Grande parte ou mesmo todo o período dos primeiros dez dias de agosto deve ter máximas próximas ou acima dos 40ºC em Cuiabá.

Tempo seco e quente deve agravar queimadas no Pantanal. Depois de um recuo no fogo em meados de julho, as queimadas voltaram a aumentar neste final do mês e tendem a seguir com muitos focos de calor durante os primeiros dias de agosto.

Calor também no Sudeste. Em São Paulo, os primeiros dias de agosto devem ter mais calor no Oeste e no Norte do estado, com máximas de 31ºC a 34ºC. No Sul e no Leste paulista, a temperatura subirá mais a partir do dia 4, com marcas até acima de 30ºC em pontos do litoral.

lavouras
Foto: Divulgação

Fenômeno climático La Niña

O La Niña, fenômeno climático caracterizado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico, está se formando, mas não deve ser forte. Ele deve se configurar na primavera e perder força no verão, com impacto limitado na temperatura e nas chuvas. No entanto, a chuva abaixo da média no Sul pode atrasar o início das chuvas no Centro-Oeste e Sudeste, afetando a safra de grãos que será plantada em setembro.

A previsão para os últimos dias de julho e início de agosto indica pouca nebulosidade, com o bloqueio atmosférico persistindo no Brasil central. Chuva significativa está prevista apenas para o extremo norte do país e a faixa leste da região Nordeste. No Sul, linhas de instabilidade podem romper o bloqueio e trazer chuvas isoladas, acompanhadas de rajadas de vento e granizo, especialmente no fim de semana.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM