A Marfrig Global Foods informou que fechou uma parceria com a gigante americana Archer Daniels Midland (ADM), para desenvolver e comercializar produtos à base de proteína vegetal.
Um anúncio feito nesta terça-feira (06) surpreendeu muita gente ligada à pecuária. A Marfrig Global Foods informou que fechou uma parceria com a gigante americana Archer Daniels Midland (ADM), para desenvolver e comercializar produtos à base de proteína vegetal. Segundo o comunicado, a empresa americana ficará responsável pelo fornecimento da matéria-prima do hambúrguer que será produzido na fábrica da Marfrig, no município de Várzea Grande-MT. Já a Marfrig ficará responsável pela produção, distribuição e venda.
Os primeiros hambúrgueres vegetais produzidos pelas duas empresas devem chegar ao mercado brasileiro ainda neste ano e também devem ser destinados à exportação. Num primeiro momento os produtos serão voltados ao food service e em seguida deve ser designado ao varejo, conforme o anúncio.
A novidade causou repercussão no setor, especialmente em Mato Grosso. O estado é dono do maior rebanho bovino do país, com mais de 30 milhões de cabeças de gado. Nas redes sociais e grupos de whatsapp, alguns pecuaristas criticaram a iniciativa: “o MARFRIG acaba de estimular um setor ‘moda’ que afeta na veia sua cadeia de fornecimento. Parceria zero com quem o patrocina, tiro no pé”, dizia uma das mensagens publicadas sobre o tema.
Representante dos criadores no estado, a Acrimat ainda não se manifestou. Mas informou que a diretoria da entidade irá se reunir nesta terça-feira (06) para avaliar os impactos que a produção da proteína vegetal poderá causar aos pecuaristas.
Fonte: Canal Rural