Em parceria com Imaflora, Trouw Nutrition inicia projeto que busca a redução de gases de efeito estufa na cadeia da produção de carne bovina.
Ter um sistema alimentar mais sustentável e eficiente, que atenda à demanda crescente de alimentos pela população é prioridade. Mas, para Francisco Olbrich, diretor de Ruminantes da Trouw Nutrition, é possível fazer ainda mais.
“Muito já tem sido feito para mostrar que produtividade e sustentabilidade andam de mãos dadas quando falamos da produção de proteínas animais de qualidade. Os produtores já sentem essa demanda e os negócios agropecuários caminham para essa direção. Nosso papel é mostrar que a chave para alcançar bons resultados é a aplicação de tecnologia nas propriedades rurais“, pontua Olbrich.
A Trouw Nutrition em parceria com a Imaflora, iniciou o projeto Carbon On Farm, com a proposta de coletar e analisar a emissão de carbono de 20 fazendas de clientes de pecuária de corte espalhadas pelo país, e posteriormente, certificar internacionalmente essas propriedades como propriedades de baixa emissão de carbono ou em redução de emissão de carbono.
“Além dos comprovados benefícios para o meio ambiente, vamos fortalecer o agronegócio, reforçando nossa responsabilidade de reduzir ao máximo o uso de recursos naturais a partir de uma produção mais eficiente que, no final, tem um propósito maior: alimentar o futuro”, comunica Francisco Olbrich.
Para a Renata Andrés, SE Clima & Emissões da Imaflora, a preocupação da Trouw Nutrition com a sustentabilidade na cadeia produtiva é um passo importante. “Participando do programa, as fazendas ganham também mais notoriedade e valorização do negócio, porque boas práticas de produção e preocupação ambiental são pautas cada vez mais discutidas pela sociedade”, explica.
Além da diferenciação no mercado, os produtores que participam do projeto recebem relatórios e recomendações para otimizar a produção e reduzir as emissões de GEE (gases do efeito estufa). Outro ponto importante é que as análises e o relatório de emissões de carbono são o “pontapé” para a entrada no mercado de créditos de carbono, uma grande oportunidade de iniciar em um segmento bilionário cada vez mais forte no Brasil.
- Frigorífico móvel que faz o abate de bovinos na própria fazenda
- Fundos agrícolas já podem ser indicados à calculadora da Receita
- Reforma tributária isenta cesta básica de impostos
- Volta de Trump ao poder deve acirrar concorrência agrícola entre Brasil e EUA
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
“Com a adesão ao Carbon On Farm estaremos aptos a apoiar os pecuaristas a perseguir as metas com a implementação de tecnologias e manejo sustentável. Temos um portfólio tecnológico e completo que contribui para uma atividade cada vez mais eficiente. Ao fornecer ferramentas aos produtores, fazemos parte de uma mudança positiva para a pecuária como um todo e esse é o nosso objetivo maior”, completa o diretor de Ruminantes da Trouw Nutrition.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.