16 de Março é Dia Internacional do Cavalo, saiba por que esta data é tão especial no Brasil; Cavalo movimenta cerca de R$ 30 bilhões por ano no país
O Dia Internacional do Cavalo é celebrado anualmente no dia 16 de Março para ressaltar a força e singularidade deste magnífico animal. Os cavalos são animais singulares, extremamente inteligentes, companheiros, leais e, ao mesmo tempo, fortes e robustos. Atualmente, o Dia do Cavalo é comemorado em duas datas no Brasil. E pode vir uma terceira por aí. Afinal, eles merecem, né? Quais e porquê? A gente te explica:
16 de Março: A origem da comemoração nesta ainda é desconhecida. A homenagem, que ganhou status de internacional, se popularizou na internet, especialmente nas redes sociais, a partir de 2015.
15 de Agosto: No dia 22 de março de 2022, o então deputado federal Juscelino Filho (União/MA) apresentou o Projeto de Lei nº 665/2022, que instituiria o dia 15 de agosto como o Dia Nacional do Cavalo.
A parceria entre homem e os equinos existe há mais de 4 mil anos, contribuindo para o desenvolvimento da humanidade e fomentando a economia, através da geração de emprego e renda. Hoje, o plantel nacional, formado por mais de 5,7 milhões de cabeças, é o quarto maior do mundo e, segundo revisão do ‘Estudo do Complexo do Agronegócio do Cavalo’, o setor emprega aproximadamente 3 milhões de pessoas.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), o Brasil possui a 4ª maior tropa de cavalos do mundo. No país, estima-se que a Equideocultura já movimente R$ 30 bilhões. Ocupando um espaço cada vez mais importante no agronegócio, o setor apresenta expressivo potencial econômico e social. Com um dos maiores plantéis do país – que soma 650 mil animais registrados, o Quarto de Milha se destaca no segmento.
“O cavalo hoje não é utilizado somente na agropecuária, mas no esporte e ainda na Equoterapia. Precisamos desmistificar as práticas esportivas, mostrar pra sociedade que a relação homem e animal vem, originalmente, do campo. “Devemos combater o preconceito pelos Esportes Equestres e conquistar o devido reconhecimento que o setor merece. O cavalo é nossa paixão e emprega milhões de pessoas”, defende o presidente da ABQM, Caco Auricchio.
O mercado de cavalos galopa em um cenário que vai na contramão da crise econômica do país. Atualmente, o setor emprega 3 milhões de pessoas por ano, nas áreas de produtos veterinários e laboratoriais, exposições, reproduções, transferências de embriões, leilões e feiras, segundo estimativas da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM).
Para se ter uma ideia, os números são duas vezes maiores em relação aos da indústria automobilística, que empregou 1,3 milhão de pessoas no ano passado, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
4 curiosidades sobre os cavalos
Bom campo de visão – Os cavalos têm os maiores olhos em comparação com outros mamíferos terrestres. Possuem um campo de visão lateral aguçado e podem sentir qualquer tipo de ameaça. Os olhos podem ter até 6 cm de diâmetro!
Memória de elefante – Estudos já mostraram que os cavalos têm uma memória excelente. Eles aprendem mais rápido do que qualquer outro animal e nunca mais esquecem. Eles têm um bom senso de direção e podem facilmente se lembrar de lugares que estiveram, situações positivas ou negativas, pessoas e como foram tratados.
É um animal sensível, com uma enorme capacidade de memorização. Quando bem cuidados, os cavalos lembram-se da pessoa para toda a vida com muita gratidão.
A idade recorde de um cavalo é 62 anos – A expectativa de vida de um cavalo é de 25 a 30 anos. O Velho Billy, da Inglaterra, provou ser forte o suficiente para ir muito além dessa marca: ele viveu por 62 anos, de 1760 a 1822.
Orelhas podem se mover em 180 graus – Os cavalos também escutam com clareza. Cada orelha tem cerca de 16 músculos e pode se mover até 180 graus. Outra curiosidade interessante é que ao tocar as orelhas, é possível saber exatamente a temperatura sentida pelo cavalo. Bacana, né?
Além da importância econômica, a história da evolução humana tem o cavalo como personagem importante. Outro ponto de destaque é o uso do cavalo na saúde, seja atuando na produção de vacinas ou mesmo na Equoterapia.
São diversos os benefícios que o cavalo trouxe e traz ao homem nestes mais de 4 mil anos de domesticação. Uma parceria próspera, um mercado em expansão e um companheiro para todos os momentos e desafios. Feliz Dia do Cavalo!
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.