
Dentre os vários tipos de cólica que pode acometer os equinos tem-se a cólica por deslocamento ou torsão gástrica. A cólica causa intensa dores abdominais nos animais, que leva a mudança de comportamento, podendo ser agravado quando não tratada.

A cólica por deslocamento ou torsão gástrica se caracteriza quando uma parcela do intestino move-se para uma posição anormal no abdômen, ou seja, acontece a torsão do intestino. Exceto em casos raros, este tipo de cólica pode causar um bloqueio total do intestino, quando ocorre é preciso fazer a cirurgia imediata evitando o óbito do animal.
Quando a cólica por deslocamento está em estágio avançado, os sinais podem ser similares aos encontrados em animais com uma das causas mais benignas da cólica. Daí a importância de fazer exame serio de todos os casos da cólica.
O tratamento, a monitoração do fim e a atenção aos sintomas, conduzem geralmente à definição do problema. A prevenção depende dos fatores de manejo que consistem no controle parasitário adequado, alimentação baseada em grandes volumes de forrageiras, minimizando a quantidade de alimento concentrado, e adoção de cuidados dentais.
Por Delf Ribeiro