A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as culturas do estado.
De acordo com o levantamento, a colheita da segunda safra de milho saiu dos 79% registrados na semana passada para 89% do total. Do restante ainda em campo, 100% das lavouras estão em maturação.
As atividades já se encerram nas regionais de Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Pato Branco, Ponta Grossa e União da Vitória. Enquanto isso, as mais atrasadas são Ivaiporã (70%), Cornélio Procópio (71%), Paranavaí (75%) e Londrina (76%).
Os técnicos do Deral ainda classificam 78% das lavouras como em boas condições, 21% das lavouras em médias e 1% em ruins.
Ao mesmo tempo, o levantamento indica que o plantio da safra de verão de milho 2023/24 saltou dos 26% da semana passada para 42% das lavouras já semeadas, sendo 50% em germinação e 50% já em desenvolvimento vegetativo.
O plantio já avançou mais em Francisco Beltrão (90%), Ponta Grossa (85%), Pato Branco (62%), Laranjeiras do Sul (60%), Toledo (55%) e Cascavel (35%).
Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que a perspectiva é de bom andamento da colheita, com média de produtividade dentro do estimado para a segunda safra nas regiões Norte e Noroeste.
A colheita da safrinha também segue com produtividade dentro da estimativa nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Oeste. “Os trabalhos de retirada do grão do campo estão se intensificando, liberando a área de milho para o plantio de soja”.
Fonte: Notícias Agrícolas
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.