Segundo dados da Emater-RS, a colheita da safra 2021/2022 se aproxima da reta final no estado do Rio Grande do Sul, alcançando 90% das lavouras.
SÃO PAULO (Reuters) – A colheita de soja e milho do Rio Grande do Sul se aproxima da reta final da safra 2021/22, alcançando 90% das lavouras após períodos de chuva que dificultaram o andamento dos trabalhos, conforme dados da Emater-RS divulgados nesta quinta-feira.
Segundo a empresa de assistência técnica ligada ao governo estadual, a colheita de soja avançou sete pontos percentuais em uma semana, mas ainda está atrás dos 97% registrados em igual período do ano anterior e da média histórica para esta época, de 98%.
“Em algumas regiões, a colheita foi intensa na semana, como é o caso da região sul. Mais ao norte do Estado, as condições de chuva e umidade não possibilitaram grandes avanços”, afirmou a Emater sobre a oleaginosa em relatório.
- Exportadores de café encerram 2025 com prejuízo logístico de R$ 66,1 mi devido a esgotamento da infraestrutura portuária
- Exportadores dos EUA vendem 110 mil t de milho a locais não revelados
- Etanol segue mais competitivo em relação à gasolina apenas no MS, afirma ANP
- Crédito rural de 3% ao ano: veja como funciona a nova linha de financiamento
- Como a reforma tributária ameaça pequenos produtores rurais: CNPJ, NF-e e mais
Para o milho, os trabalhos aumentaram somente três pontos na semana, para 89%, mas encontram-se à frente tanto dos 88% vistos um ano antes, quanto da média histórica de 87% para o período.
“Algumas regiões avançaram com a colheita na semana; em outras, a umidade dos grãos não permitiu o avanço da atividade. As lavouras de safrinha apresentam melhores produtividades que as da safra em algumas localidades”, acrescentou sobre o cereal.
Fonte: Reuters