Colheita da primeira safra de milho alcançou, no país, 42,8% da área plantada, avanço de 5,8 pontos percentuais na semana.
A colheita da safra brasileira de soja 2023/24 atingia até o domingo 66,3% da área plantada no país, informou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em levantamento semanal de progresso de safra. Há atraso de 3 pontos percentuais em relação a igual período do ano passado e avanço de 2 pontos porcentuais em uma semana.
Entre os estados que estão retirando a oleaginosa do campo, Mato Grosso tem os trabalhos de campo mais avançados, com 95,5% da área colhida, seguido por Mato Grosso do Sul, com 90%.
O Rio Grande do Sul, o último a iniciar a colheita, conta com 3% da área ceifada, avanço de 2 pontos porcentuais. Assim, todos os Estados produtores estão em plena colheita da oleaginosa da safra 2023/24.
Milho
A colheita da primeira safra de milho alcançou, no país, 42,8% da área plantada, avanço de 5,8 pontos percentuais na semana e de 0,9 ponto porcentual entre as temporadas. Rio Grande do Sul (com 76% da área colhida), Santa Catarina (78%), Paraná (87%), São Paulo (75%), Minas Gerais (28%) e Bahia (2,6%)começaram a retirada do cereal do campo.
A Conab informou, ainda, que o plantio da segunda safra 2023/24 de milho atingia 96,8% da área prevista no domingo, avanço de 4,5 pontos porcentuais na semana e 5,7 pontos porcentuais à frente de igual período da temporada anterior.
Mato Grosso, Goiás e Tocantins já concluíram o plantio. Já o Maranhão tem 99% da área semeada; o Paraná, 96%, e Mato Grosso do Sul, 94%.
Feijão
A Conab informou também que a colheita da safra de feijão alcançou 52,8% da área semeada, 3,5 pontos porcentuais mais que há uma semana e 19,9 pontos porcentuais atrás de igual período da temporada passada.
Goiás, São Paulo e Paraná já concluíram a retirada do grão, enquanto Minas Gerais está à frente nos trabalhos de campo, com 99% da área colhida, seguido por Santa Catarina, com 90%.
Arroz
A colheita das lavouras de arroz alcançava 24% da área prevista, avanço de 6,9 pontos porcentuais em uma semana e atraso de 11 pontos porcentuais na comparação entre as safras.
Santa Catarina (75%), Tocantins (40%) e Goiás (32%) são os Estados mais avançados na retirada do cereal do campo.
O Rio Grande do Sul, maior produtor de arroz, está com 17% dos trabalhos concluídos.
Fonte: Estadão Conteúdo
VEJA TAMBÉM:
- Minerva Foods reverte prejuízo e tem lucro líquido de R$ 19,8 mi no quarto trimestre de 2023
- Projeto proíbe isenção de ICMS sobre exportação de animais vivos
- Balança comercial tem superávit de US$ 2,075 bilhões na 4ª semana de março
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.