Tecnologia facilita o manejo de pesagem contribui para que a prática seja mais recorrente, atualizando as categorias animais e o estoque pecuário da fazenda
Com o avanço da intensificação na pecuária, coletar de forma ágil e eficiente informações confiáveis sobre as métricas do rebanho e propriedade se torna cada vez mais necessário. Ter tomadas de decisões precisas e assertivas com rapidez causadas em dados produtivos, frente a um mercado cada vez mais competitivo e exigente, pode ser a garantia de lucratividade na atividade.
Os softwares de controle de manejo e produção subsidiam as planilhas permitindo um acompanhamento mais rápido e seguro do rebanho. Assim, qualquer desvio é imediatamente identificado e as ações corretivas são tomadas em um menor espaço de tempo.
Atento às inúmeras oportunidades de intensificação e de uma melhora da gestão na pecuária, o mercado de tecnologia busca entender as principais dores do setor, a fim de trazer uma solução efetiva e de resultado, surgem assim os softwares e aplicativos pecuários.
Uma vez que o peso dos animais é um dos indicadores mais importantes na pecuária, pois ele interfere em toda a conjuntura da gestão e do planejamento da propriedade. Por meio destas pesagens dos animal que são realizados os cálculos de manejo nutricional e planejamento forrageiro, buscando os indicadores ideias para a taxa de lotação e a capacidade de suporte de uma pastagem, ou da quantidade de alimento que será distribuída ao lote em um sistema de confinamento até mesmo a porção de suplementação que será ofertada aos animais, e a dose correta de uma determinada medicação que será aplicada, serão influenciados diretamente pelo peso que o animal possui.
Indo mais além, o peso interfere diretamente no ambiente mais perigoso dentro da pecuária de corte, que é a comercialização de animais. Hoje não apenas os animais de terminação são avaliados de acordo com o peso durante sua comercialização, mas também categorias mais jovens, como animais de recria e de desmame.
O recomenda-se que os animais sejam pesados duas vezes ao ano, aproveitando outros manejos, porém estima-se que apenas 20% das propriedades brasileiras de pecuária possuem balança bovina, sendo assim 80% delas ficam sem a avaliação desse imprescindível indicador pecuário.
Uma tecnologia que facilite o manejo de pesagem contribui para que a prática seja mais recorrente, atualizando as categorias animais e o estoque pecuário da fazenda, que são indicadores importantes na avaliação e gestão do negócio e para o planejamento nutricional do rebanho.
Enxergando uma nova possibilidade que contribui para o sucesso de seu cliente, a COIMMA lança um novo aplicativo que otimiza a gestão da pesagem animal no curral. Confira o novo aplicativo COIMMA Pec, disponível nas lojas Play Store e na Apple Store, desenvolvido para comunicação com os indicadores de pesagem KM3 N V.03 e KM3 Plus V.03.
COIMMA Pec traz uma nova possibilidade de gestão de pesagens no manejo. Aliado ao indicador KM3 N V.03, sincroniza as pesagens, entrega estatísticas básicas da sessão, vincula o peso do animal ao seu número de manejo preenchido manualmente e possibilita o compartilhamento da sessão de pesagem, via e-mail ou Whatsapp, nos formatos PDF e .XLS.
O indicador KM3 Plus V.03 possui inúmeros recursos de comunicação (bluetooth, serial RS232 e USB), aliados às informações do lote e animal que podem ser preenchidas e com toda organização e exportação de sessões de pesagem. Usando a KM3 Plus com o aplicativo ´possível sincronizar o bastão de leitura de brincos FDX, facilitando assim a vinculação da identificação do animal ao seu peso na sessão de pesagem criada.
Utilizando o aplicativo de gestão de pesagem animal COIMMA Pec, o registro, a organização e o compartilhamento dos dados coletados se torna muito mais fácil. O seu uso permite que o manejo de pesagem seja feito com mais frequência, levantando indicadores produtivos importantes para a atividade pecuária dentro da porteira.
Com tecnologia a pecuária brasileira se moderniza e melhora os processos e gestão dentro da porteira. A meta é a intensificação, produzir cada vez mais utilizando menos recursos. Desta forma vamos alcançar nosso objetivo de ser o celeiro mundial.
Via Blog da COIMMA
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.