Pensando nisso, a CNA reuniu uma série de materiais para auxiliar o produtor a enfrentar esses desafios e a planejar a próxima safra.
O ano de 2021 está sendo desafiador para o produtor de milho, em razão do déficit e irregularidade hídrica e das perdas pelo enfezamento transmitido pela cigarrinha (Daubulus maidis). Pensando nisso, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) reuniu uma série de materiais para auxiliar o produtor a enfrentar esses desafios e a planejar a próxima safra.
“O efeito dos enfezamentos nas lavouras chega a reduzir em até 80% o potencial produtivo das lavouras. Por isso, é necessária uma série de ações de manejo integrado de pragas e doenças, para que o produtor de milho possa lidar com a cigarrinha, praga que trouxe enormes prejuízos na safra 2020/2021”, afirma Ricardo Arioli, presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA.
Na página https://www.cnabrasil.org.br/eventos/mitigacao-da-cigarrinha-milho, o produtor vai encontrar materiais como planilhas e publicações em PDF para baixar, com informações sobre os níveis de resistência das cultivares que vêm sendo utilizadas no País com relação à doença, além do Registro Nacional de Cultivares e o material disponibilizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
- Ações da Raízen ampliam queda e atingem mínimas históricas
- Governo anuncia presidente da COP30 e dá largada para estruturar conferência
- Anec eleva previsões de exportação de milho e soja do Brasil em janeiro
- Soja tem 8% da área colhida no PR, com piora na condição das lavouras, diz Deral
- Mauro Mendes vai vetar projeto de lei que altera sistema ambiental em Mato Grosso
“Essa informação é fundamental para que na escolha do híbrido que será plantado o produtor tenha clareza ao manejo que precisará adotar”, explica Fábio Carneiro, assessor técnico da comissão de Cereais.
A CNA também disponibiliza na página cartilhas, guia de boas práticas e links de debates virtuais com entidades parceiras que trazem mais conteúdo sobre os manejos necessários para redução dos danos nas lavouras de milho do País.
Fonte: CNA