CNA discute material genético e passaporte equestre

Essa ferramenta tem o potencial de desburocratizar e agilizar o trânsito de equídeos, ao mesmo tempo em que assegura a rastreabilidade sanitária necessária.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quinta (20), da reunião da Câmara Setorial de Equideocultura do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

O primeiro ponto debatido foi a Lei 15.021/2024, que trata do controle de material genético animal, bem como a clonagem de animais domésticos de interesse zootécnico. Segundo a assessora técnica da CNA, Kalinka Koza, o decreto abrange todas as espécies, mas as especificidades ainda serão tratadas por meio de normas infralegais e portarias.

Conheça algumas raças bovinas mais raras e exóticas do mundo

“Nossa participação junto ao Ministério será fundamental para garantir que a legislação atenda à realidade do campo, especialmente no que diz respeito à reprodução equina e às demais cadeias produtivas”, destacou Kalinka.

Outro tema de debate foi o passaporte equestre, pauta discutida anteriormente na Comissão Nacional de Equideocultura da CNA. Segundo Kalinka, essa ferramenta tem o potencial de desburocratizar e agilizar o trânsito de equídeos, ao mesmo tempo em que assegura a rastreabilidade sanitária necessária.

“A ideia é oferecer aos produtores um instrumento prático para desburocratizar a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), sem perder a rastreabilidade. O primeiro passo é implementar o passaporte equestre nos estados, para depois avançarmos na sua adoção em nível nacional e internacional, alinhado ao programa do Mapa ‘High Health, High Performance’, explicou.

Fonte: CNA

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM