Conforme dados da ABCGIL, com a produção obtida no Torneio Leiteiro de Passos, Bandeira TN1 TOL, clone de vaca campeã, tem a segunda maior produção mundial na sua categoria. Na competição, além dela, também foram campeãs: Barbara FIV Lisa e Mel FIV
O Torneio Leiteiro da Expass Agro, Feira de Agronegócio do Sindicato dos Produtores Rurais de Passos (SinRural), ganhou repercussão internacional na edição de 2024 com a Fêmea Jovem, Bandeira, da raça Gir Leiteiro. O mesmo aconteceu no Torneio Leiteiro de Bubalinos, que está na sua terceira edição. O Torneio da Expass Agro (24 a 28\06) é realizado em três categorias: Gir Leiteiro, Torneio Aberto e Bubalinos. É um dos maiores do país em premiação. Os vencedores ganharam um carro 0 km. Clone de vaca campeã produz 189,79 kg de leite e tem a 2ª maior produção mundial!
“O Sindicato de Passos tem empenhado cada vez mais ao organizar o Torneio Leiteiro, para ressaltar toda a força genética das raças. Passos sempre foi uma referência em produção leiteira e uma das maiores bacias leiteiras do Estado. O Brasil é um dos maiores produtores de leite e Minas Gerais lidera o ranking de produção no país. É um orgulho para nós vermos que a cada ano o Torneio traz animais de boa genética, o que eleva o nível da competição. Nas últimas edições registramos quebra de recordes, o que é um orgulho para nós”, disse o presidente do Sindicato, Elder Mais dos Reis.
Gir Leiteiro
Na 19ª Exposição Especializada do Gir Leiteiro em Passos, o desempenho da Fêmea Jovem, Bandeira, chamou a atenção de criadores da Bolívia, Colômbia, Equador, Argentina e Venezuela que acompanharam por grupos de WhatsApp as ordenhas. A final da competição foi realizada na tarde do dia 27\06. O animal pertence ao condomínio de Miller Cresta e Maria Tereza Costa Calil, criadores reconhecidos da raça.
Além da quase quebra de recorde mundial, os criadores quebraram outros paradigmas ao levar um animal clonado para a competição. “O animal original também foi recordista em Torneios e a nossa preocupação era que o clone não tivesse o mesmo desempenho, o que não ocorreu. A Bandeira mostrou toda a força da genética do animal original e como é um animal jovem tem ainda muito desempenho pela frente”, disse Maria Tereza.
Miller, que se consagrou bicampeão no Torneio de Passos, ressaltou a declaração de Maria Tereza e disse que eles não têm conhecimento da participação de animais clonados em eventos, o que seria mais uma quebra de paradigmas da raça.
Conforme dados da Associação dos Criadores de Gir Leiteiro, ABCGIL, com a produção obtida em Passos, Bandeira tem a segunda maior produção mundial na sua categoria.
A genética do animal [Bandeira] já é valorizada nos seus filhos. Um embrião doado pelos criadores para o Hospital do Câncer de Passos foi leiloado por R$ 66 mil. A bezerra nascida em dezembro de 2023 já teve oferta de R$ 100 mil reais, mais continua com o criador do Espírito Santo.
Na competição, além da Bandeira na categoria Fêmea Jovem, também foram campeãs: Barbara FIV Lisa, categoria Vaca Jovem, propriedade de José Ricardo Fiuza Horta, que produziu na competição 187.280 kg. E, na categoria Vaca Adulta, Mel FIV, propriedade do produtor José Ricardo Fiuza Horta que produziu 204.880 kg e foi a Grande Campeã do Torneio.
Torneio Aberto
No Torneio Aberto participam animais da raça Girolando e Holandês. A competição se torna cada vez mais acirrada. Encerrado na tarde do dia 28\06, o Torneio consagrou como a Grande Campeã, na categoria Vaca, Nicotina, do produtor Pedro Henrique Paim, da Fazenda São Bento, em São José da Barra. Nicotina, que é da raça Girolando, produziu em todas as ordenhas da competição 321,100 kg com média diária de 107,033 kg.
Para o produtor, que venceu o seu primeiro Torneio a vitória é uma emoção indescritível. Pedro destaca que esta conquista retrata o trabalho dedicado na fazenda. Na categoria novilha o vencedor foi Diego Vaz de Oliveira com a novilha holandesa, que produziu 251,400 kg durante o torneio e registrou média de 83.800 kg.
Torneio Leiteiro de Bubalinos bate recorde mundial
O 3º Torneio Leiteiro de Bubalinos da Expass Agro, ganha força com a quebra de recorde mundial. A final aconteceu na noite do dia 28\06. O animal de número 1702 do produtor Thiago Mansfeld, de Piquete\SP, registrou em duas ordenhas 39.820 Kg, superando um animal paquistanês que produziu 37 kg em duas ordenhas, conforme publicação do site Dialoque Pakistan. O resultado muito positivo para a raça foi acompanhado por criadores do Brasil e de países da América Latina. O SinRural premiou os campeões na categoria vaca com um carro 0km e na categoria novilha com uma moto.
O Torneio Leiteiro de Bubalinos foi criado na gestão do ex-presidente Darlan Esper Kallas, que abriu espaço para um segmento em crescimento na produção leiteira no município de Passos e região. Ele lembrou na final do evento, o início tímido com a participação de apenas seis animais e a vitória deste ano com a presença de 20 animais na competição e a quebra de recorde mundial.
O presidente do Sindicato, Elder Mais dos Reis, destacou a importância desse resultado para os participantes do torneio e para os criadores de búfalos. “O nosso torneio está com um nível genético muito elevado. Isso é uma alegria para nós. Eu parabenizo a diretoria anterior, na pessoa do Darlan, que acreditou no Torneio Leiteiro de Bubalinos, um mercado em expansão no Sudoeste de Minas. E na edição deste ano tivemos a quebra de recorde mundial, foi fantástico. Esses resultados mostram a força desse segmento e do agronegócio brasileiro”.
A vitória e o mercado
A pesagem do leite e a pesquisa dos números de produção mundial foram acompanhados pelo médico veterinário da Associação dos Criadores de Búfalos do Brasil (ABCB), Renato Amaral, que permaneceu durante todo o evento conferindo a produção dos animais.
Para o produtor, Thiago Mansfeld, vencedor nas duas categorias, vaca e novilha, e bicampeão, pois é o vencedor também do torneio de 2023, a conquista é resultado de muito trabalho e a paixão por produzir leite. “Eu herdei essa paixão do meu avô, que foi também um grande selecionador de búfalos. Quando eu dei sequência ao trabalho dele já tinha percorrido 20 anos de seleção e eu continuo esse trabalho há 20 anos, investindo também em novos processos e na tecnologia, melhorando a alimentação e aprendendo, também, com as práticas adotadas com os bovinos. Nós preparamos os animais para esta competição. O fato de estar nesse torneio já é uma vitória, estar entre os produtores trocando experiências. O prêmio é a cereja do bolo. Fechamos a nossa participação com chave de ouro”.
O médico veterinário da ABCB, Renato Amaral, destacou o crescimento na criação de búfalos no Sudoeste de Minas e a grande procura por informações do setor durante a Expass Agro. “Este Torneio é importantíssimo e alguns fatos nos impressionaram. Primeiro, a organização do sindicato, a produção de quase 40 kg pela vaca do Thiago e da sua novilha que chegou a 28 kg em duas ordenhas. Durante o evento, dos 20 animais participantes dez animais produziram acima de 20 kg nas ordenhas do dia, o que mostra a evolução genética e o aumento da produção”. Segundo Renato, esses resultados desmistificam o potencial da raça para produzir. “Porque muitos não acreditam no potencial dos búfalos para a produção e esses resultados tendem a movimentar ainda mais o torneio do próximo ano.
Renato também destacou o crescimento do mercado de lácteos e a primeira exportação de produtos derivados para os Estados Unidos, ocorrida há um mês. Ele ainda ressaltou que criadores da América Latina que acompanharam o Torneio através dos contatos da ABCB serão convidados a virem ao Brasil no próximo ano, para acompanhar o Torneio em Passos.
Material produzido pela jornalista Denise Bueno