Segundo pesquisadores do Cepea, a valorização é atribuída, principalmente, à escassez de oferta neste período de entressafra.
Em fevereiro, o preço médio da laranja pera destinada ao mercado in natura foi de R$ 87,40/cx de 40,8 kg, na árvore, renovando o recorde real atingido em janeiro, considerando-se a série histórica do Cepea, iniciada em outubro de 1994 para o produto – os valores foram deflacionados pelo IGP-DI de dezembro/23.
Em relação a jan/24, o aumento foi de 9,29% e sobre fev/23, de expressivos 83%, neste caso, em termos nominais.
Segundo pesquisadores do Cepea, a valorização é atribuída, principalmente, à escassez de oferta neste período de entressafra, enquanto outras variedades (tardias e precoces) também estão com volumes controlados.
Vale lembrar que, durante toda a temporada, a alta demanda industrial restringiu ainda mais as frutas disponíveis no mercado doméstico.
Para março, os patamares de preços devem continuar elevados, visto que o ritmo de crescimento da oferta de laranjas precoces disponibilizada no spot paulista ainda é lento.
Fonte: Cepea
VEJA TAMBÉM:
- Soja: Chicago recua, refletindo sinais de oferta abundante na América do Sul
- Zequinha critica UE por adiar obrigatoriedade de preservação ambiental
- Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina alerta sobre um bloqueio na BR 235
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.