Circuito Cria vai mostrar a realidade atual da produção de bezerros no Brasil; com mais de 10 milhões de sincronizações realizadas desde 2016, GlobalGen é parceira na iniciativa que busca gerar um banco de dados ainda inexistente no setor
De acordo com informações fornecidas pelo pesquisador Pietro Baruselli, professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), durante recente palestra no GlobalSynch Group, o segmento da cria ocupa cerca de 120 milhões de hectares no Brasil. Dedicado à produção de bezerros, este sistema é o elo que mais investe em tecnologia, a exemplo da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF).
Com o objetivo de conhecer gargalos, oportunidades e mostrar a realidade atual deste mercado, a GlobalGen, que superou a marca de 10 milhões de sincronizações na pecuária brasileira, é parceira da Scot Consultoria na promoção do Circuito Cria. O circuito, conduzido em moldes similares à tradicional expedição Confina Brasil, vai percorrer, aproximadamente, 10 mil km e visitar 40 fazendas dos mais variados perfis e tamanhos, nos principais estados produtores do país.
“Não existe nenhuma entidade que forneça dados específicos das fazendas de cria no Brasil e a equipe da Scot vai acompanhar todo o ciclo da produção de bezerros, da estação de monta ao nascimento e à desmama, gerando informações importantes. Como gerar dados relevantes está no cerne de tudo o que fazemos, não poderíamos ficar fora desta iniciativa”, explica Gabriel Sandoval, gerente de Marketing da GlobalGen.
Em meio à um período de transição nos preços pecuários, o Circuito Cria buscará entender como os produtores enfrentam os desafios e as estratégias adotadas para superar dificuldades. “Nosso objetivo é fornecer insights valiosos para apoiar produtores na superação dos desafios e na adaptação às novas condições de mercado”, informa Ana Paula Oliveira, analista na Scot Consultoria e coordenadora da expedição.
O que é o Circuito Cria?
Segundo informações da Scot Consultoria, o Circuito Cria é uma expedição que visa acompanhar as fazendas de cria no Brasil. Iniciado dia 7 de outubro, o projeto promove a troca de experiências entre produtores, parceiros e especialistas abordando temas como tendências de mercado, orientações técnicas e oportunidades de negócio. A jornada inclui visitas a diversas propriedades, onde estão sendo realizadas Estações Técnicas com foco em reprodução, genética, sanidade, nutrição e manejo, entre outras áreas essenciais do processo produtivo.
Como funciona o circuito de cria?
Dividida em três etapas, a primeira, batizada de “Origem da Pecuária”, se estenderá até 26 de novembro. O objetivo é compartilhar conhecimento para fortalecer a pecuária de cria em um momento de transição e desafios econômicos. As próximas etapas serão “Berço da Pecuária”, acompanhando o período de nascimentos, e “Rastro do Bezerro”, seguindo a desmama e a comercialização dos animais.
Com o Circuito Cria, uma nova fase do ciclo produtivo é explorada por meio de uma análise detalhada das fazendas produtoras de bezerros e o suporte aos pecuaristas é fortalecido. Este novo projeto reafirma o compromisso da Scot Consultoria, GlobalGen e demais parceiros com o desenvolvimento da pecuária nacional. Também proporciona uma visão detalhada do cenário atual para o crescimento sustentável deste segmento.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.