A participação de bovinos na etapa de 2023 reflete um crescimento de 46% no total de animais avaliados. Nesse ano, a Bolívia receberá mais duas etapas.
A primeira etapa do 25º Circuito Nelore de Qualidade, na cidade boliviana de Santa Cruz de La Sierra, terminou com a avaliação de 488 machos e fêmeas Nelore. Realizada em 13 e 14 de fevereiro, com participação de 10 pecuaristas, a etapa foi promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e pela Associação Boliviana dos Criadores de Zebu (Asocebú), com análises de carcaça no frigorífico Fridosa.
“Iniciamos nosso circuito com muito sucesso. Tivemos aumento na participação de animais e pecuaristas se compararmos com a etapa realizada em fevereiro do ano passado, no mesmo local. Isso mostra que os ganaderos bolivianos entenderam a importância da iniciativa, que proporciona troca de experiências e divulgação das melhores práticas de produção. Dessa forma, assim como fazemos no Brasil, caminhamos para obter um rebanho cada vez mais padronizado na Bolívia”, comenta o presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar.
Em 2022, a primeira etapa do Circuito também foi realizada na Bolívia. Na ocasião, participaram oito pecuaristas, com 313 machos e 22 fêmeas, totalizando 335 bovinos. A participação de bovinos na etapa de 2023 reflete um crescimento de 46% no total de animais avaliados. Nesse ano, a Bolívia receberá mais duas etapas do maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo. A próxima já tem data marcada: 12 e 13 de junho.
Melhor Lote de Carcaças de Machos
No campeonato de machos, 91% dos animais apresentaram até dois dentes incisivos permanentes – o que significa que possuíam cerca de dois anos de idade. Desse total, 64% tinha dentição de leite completa – menos de 2 anos de idade. 76% dos animais pesaram mais de 240 quilos (16 arrobas) de peso de carcaça quente – elevando a média para 257,2 quilos (17,1 arrobas). Por fim, 38,2% dos machos detinham cobertura de gordura mediana ou uniforme.
O campeonato Melhor Lote de Carcaças de Machos Terminados em Confinamento foi vencido por Mário Ignácio Anglarill Serrate, de Hacienda Piraí, localizada em Cabezas. A Medalha de Prata foi entregue para José Leonardo Ardaya Vaca, de Hacienda La Esperanza, que fica em San Ignácio de Velasco. Já para Marcelo Fernando Muñoz Añez, de Hacienda Chaco Chico, de Okinawa, foi entregue a Medalha de Bronze.
Outro campeonato de machos da etapa, o Melhor Lote de Carcaças de Machos Terminados em Pastagens foi apresentado por Matias Honnen Miyada, de Hacienda San Martin, que fica em San Rafael. Juan Manuel Jimenez Sanabria, de Hacienda San Juanito, localizada em Cotoca, ficou na segunda posição.
Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas
Das 111 fêmeas participantes, 80% possuía até 2 dentes incisivos permanentes – cerca de 2 anos de idade –, sendo que 44% desse total tinha dentição de leite completa – menos de 2 anos de idade. Elas pesaram, em 76% dos casos, mais de 195 quilos (13 arrobas) de peso de carcaça quente – o que levou a média para 206 quilos (13,7 arrobas). A cobertura de gordura mediana ou uniforme foi apresentada por 73% dos animais.
O campeonato Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas Terminadas em Pastagens também foi vencido por Matias Honnen Miyada, de Hacienda San Martin, de San Rafael. As Medalhas de Prata e Bronze ficaram com Gilberto Chaves Justiniano, de Hacienda El Bajío, de Pailón, e Alejandro Ribera Guardia, de Hacienda Parabanó, também de Pailón.
Fonte: Assessoria
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.