O Centro Integral de Nutrição de Pecuária de Corte (CINPEC) no Pará vai receber prova de desempenho GP PAD Guzerá 2024; centro de pesquisa da Integral Mix é referência na região Norte do país
No último dia 09 de setembro o Centro Integral de Nutrição de Pecuária de Corte (CINPEC), em Paragominas, Pará, realizou o manejo de entrada dos animais que chegaram no início de setembro, os machos irão participar da GP PAD Guzerá 2024. O centro é referência em Pecuária de corte na região Norte acabou de finalizar uma prova de desempenho com a raça Nelore, e agora irá realizar os testes com tourinhos Guzerá, raça que desempenha um papel muito importante em vários regiões do pais, principalmente Norte e Nordeste.
A GP PAD Guzerá avalia o desempenho dos animais de um grupo contemporâneo, submetidos a um mesmo manejo e regime alimentar, nas características de ganho em peso, peso final e tipo, para identificar touros de alto desempenho produtivo e com biótipo adequado para produção de carne.
Segundo informações coletadas com os profissionais do centro, os animais estão realizando inicialmente o período de adaptação com os manejos de entrada que incluem: pesagem, brincagem, coleta de pelos para análise de DNA, medição de circunferência escrotal, vacinação e vermifugação. No dia 30 será iniciada a prova e o encerramento e a divulgação dos resultados ocorrerá no dia 24 de novembro, ainda este ano.
A prova de desempenho contará com animais de sete criatórios distribuídos em quatro estados brasileiros: Pará, Bahia, Minas Gerais, e do Distrito Federal.
Um dos destaques fica para os criadores da Bahia, estado de muitos criatórios importantes da raça e com número grande de animais por todas as regiões do estado. Produção de ponta, com sustentabilidade, em uma área de transição entre a caatinga e uma zona de mata com clima seco. A criação de gado Guzerá, raça com mais de cinco mil anos de pureza racial, vem se destacando em meio ao sertão da Bahia.
O Guzerá é uma raça de origem indiana e uma das primeiras raças a compor a história da pecuária de corte no Brasil. Os animais dessa raça zebuína chamam a atenção e são facilmente identificados pelo imponente chanfro comprido e estreito que apresentam. Ele está entre os maiores rebanhos brasileiros. Trata-se de um gado de dupla aptidão, além de versátil, e que tem e teve presença fundamental na formação de rebanhos mestiços.
A Prova de Avaliação de Desempenho da Raça Guzerá 24 (GP PAD Guzerá 24) é uma ação do Programa Embrapa Geneplus realizada em parceria com a Associação dos Criadores de Guzerá da Amazônia (ACGA), a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA/Campus Paragominas) e o Centro Integral de Nutrição de Pecuária de Corte (CINPEC). Tem o intuito de avaliar características ligadas à eficiência alimentar e qualidade de carcaça, fortalecendo o melhoramento genético da raça Guzerá no Brasil.
CINPEC
O Centro Integral de Nutrição de Pecuária de Corte (CINPEC), localizado em Paragominas, pertence à Integral Agroindustrial, empresa cearense especializada em nutrição animal, que está expandindo suas operações para a região.
Com uma extensão de 200 hectares, incluindo 150 hectares de pastagens divididas em piquetes rotacionados, o local possui estrutura para confinar até 1.000 animais. Dentro do centro de pesquisas, serão dedicadas duas áreas para avaliar o consumo mineral e dieta total, além de fornecer insights sobre o ganho de peso dos animais participantes das avaliações.
- Norte terá pela primeira vez gado com a cara do Bioma Amazônico
- Pará recebe centro de pesquisa focado em pecuária de corte
O centro irá realizar ao longo dos próximos anos, em colaboração com a Embrapa Geneplus e outras entidades, provas de avaliação de desempenho de bovinos de corte do Norte e Nordeste. Com os resultados dessa avaliação, será possível identificar quais dos animais monitorados apresentam os melhores resultados para o CAR, que significa, coeficiente alimentar residual, além da melhor cobertura de gordura, e quais estarão aptos a se tornarem futuros reprodutores.
De acordo com Marcos Lima, diretor da Integral Agroindustrial, a iniciativa desempenha um papel crucial ao realizar pesquisas e desenvolver soluções nutricionais e sanitárias que promovem o avanço sustentável e produtivo da pecuária brasileira. “O CINPEC contemplará processos importantes com alta tecnologia para fornecer as melhores análises em rastreabilidade, controles e análises de matérias-primas, garantindo resultados de impactos transformadores para o setor” – finaliza o executivo.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.